Jornada do Jovem Missionário


Desde a última Assembleia Nacional da Propagação da Fé (2016), que foi especialmente dedicada a Juventude Missionária (JM), nós coordenadores estaduais, após avaliar a caminhada dos primeiros 10 anos da nossa atividade, discutir, refletir e sonhar o processo que seguirá nos próximos anos, decidimos entre outras ações, não só manter, mas estender a JJM para um período de três anos, sendo o atual indo de 2017 a 2019. Assim sendo, cada triênio terá um tema-gerador de reflexões, auxiliado por outros três temas-geradores, um para cada ano, de modo a facilitar as reflexões dentro daquela temática maior que marca o triênio.

Dentro do processo de formação integral assumido pela JM em 2015, inspirado na proposta de Aparecida para formação de discípulos missionários, baseado no itinerário da escuta, encontro, discipulado e missão, e que a partir da assembleia de 2016 é reafirmado e ganha novo vigor, os grupos de Juventude Missionária (JM) são convidados a assumir radicalmente o espírito proposto pelo papa Francisco de uma Igreja alegre em permanente saída missionária, tendo por exercício constante a evangélica opção preferencial pelos pobres.

Nessa nova etapa do nosso processo formativo, a JJM, além de assumir uma dimensão trienal, aumenta sua dimensão de conteúdo, abarcando agora todas as atividades desenvolvidas pelos três grupos de trabalhos da articulação nacional que se distribuem em formação integral, articulação e missão. Assim, faz parte da JJM, por exemplo, a Missão Sem Fronteiras, a Corrente Solidária, o Encontro de Espiritualidade, entre outros.

O ser cristão começa quando assumimos um novo estilo de vida, aquele inspirado radicalmente em Jesus Cristo e em todo o mistério trinitário. Significa uma mudança radical de mentalidade que se faz em um processo permanente de conversão. A experiência pastoral de nossa Igreja confirma a importância do projeto pessoal de vida dentro desse processo e a última assembleia da POPF sinalizou a necessidade de trabalhá-lo dentro da ação pedagógica pastoral da JM. Por isso, a JJM 2017-2019 ficou definida da seguinte forma:

Tema: Juventudes e Projeto de Vida

Lema: Nossa vida é Missão

Objetivo: Oferecer aos grupos de Juventude Missionária um caminho onde serão interpelados a assumirem um estilo de vida que se construa na experiência do encontro constante com o Cristo Crucificado-Ressuscitado, a partir do amor-serviço-comunhão trinitário, inspirados em Maria, para uma Igreja sempre em saída e anunciadora da alegria do Evangelho.


2017 - Juventudes e Identidades

Objetivo: Conduzir os grupos da Juventude Missionária (JM) do Brasil para uma reflexão sobre a construção do ser jovem, propondo um estilo de vida inspirado na Trindade.



2018 - Juventudes e Sociedades
Objetivo: Despertar nos jovens a consciência de uma vida tecida de relações, propondo a vivência de grupo da JM, marcada pelo testemunho e profetismo.

2019 - Juventudes e Missão
Objetivo: promover nos jovens a consciência de um estilo de vida universal, a partir de uma espiritualidade de constante saída, encorajando-os para a construção do Reino de justiça, amor e comunhão.

Comentários

Patrick Gomes disse…
Quando será disponibilizado o material de 2018?