quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Celebrando 10 anos da Juventude Missionária


Juventude Missionária, 10 anos: Memória, Coragem e Esperança. Este foi o tema da celebração festiva na noite desta quarta-feira, dia 7, abrindo a IX Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF).

Nesta edição a Assembleia celebra os 10 anos da Juventude Missionária (JM) e convida os 35 participantes a refletirem o lema: “Memória do passado, coragem para o presente e esperança para o futuro” (Papa Francisco).

Lema inspirador para Susani Ferreira da Silva, que é coordenadora da Juventude Missionária no Amazonas desde que a JM chegou no estado há 10 anos. “Esta Assembleia é muito especial para mim. Meu grupo também comemora 10 anos da JM no interior do Amazonas. Estou muito feliz de estar aqui festejando com toda a juventude do Brasil”.

Susani conta que a JM está presente em todo estado do Amazonas, são cerca de 150 jovens em 13 grupos. Para a coordenadora, participar da Assembleia Nacional da Obra da Propagação da Fé é fortalecer o trabalho da JM no estado. “Além de conhecer os grupos, a Juventude Missionária nacional, trazemos também nossas experiências, o que promovemos no nosso estado. Aqui fazemos planejamentos e avaliações, que são válidos para dar continuidade a caminhada”.

Jonas Araújo participa pela primeira vez da Assembleia Nacional da POPF. Coordenador da Juventude Missionária em Mato Grosso, Jonas relata a importância desta experiência. “É muito importante participar da Assembleia Nacional. Antes eu não tinha essa visão, depois que fui para o Oestão vi o quanto posso aprender nesses encontros. Em Sinop (MT) ficamos uns quatro anos sem saber o que era JM nacional, a gente não tinha esse contato. A partir do momento que nos inserimos, conheci um pouco mais, me tornei coordenador, e hoje é de extrema importância para mim participar desta Assembleia e conhecer os grupos de outros estados”.

A IX Assembleia Nacional da POPF acontece até domingo, dia 11, com formação, momentos de oração e reflexão sobre a realidade juvenil brasileira e suas implicações para a Juventude Missionária. Os participantes farão a avaliação da caminhada e o planejamento das ações da Obra da Propagação da Fé para 2017.

Nenhum comentário: