quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Juventude Missionária promove intercâmbio na Paraíba


Com muita alegria, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, a Juventude Missionária da Diocese de Cajazeiras (PB), promoveu um Intercâmbio Missionário, reunindo os grupos de JM da própria Diocese de Cajazeiras, mais especificamente das cidades de Pombal, Cajazeiras, e São João do Rio do Peixe; e representantes dos grupos de JM da Diocese de Patos.

A temática principal do intercâmbio foi a "Cultura do Bem Viver." No primeiro dia, após uma breve apresentação, os jovens relembraram a metodologia, carisma e compromissos da Juventude Missionária. Na manhã do sábado, segundo dia, o momento formativo foi adensado com o aprofundamento da temática da "Cultura do Bem Viver", tema proposto pela POPF para os grupos de JM em 2016, o assessor estadual, Romualdo Pereira, pôde trazer temas que ajudaram os jovens a construir ideias e pensar em ações futuras voltadas para o tema, culminando com uma partilha entre todos os jovens.

Ainda durante o segundo dia, os jovens realizaram atividades missionárias: visitando os moradores e às famílias das comunidades circunvizinhas, e ainda celebrando a palavra. Encerrando o dia com uma breve convivência fraterna.


No último dia de encontro, o intercâmbio foi aberto com a Santa Missa, os jovens lembraram que o sacramento eucarístico é o início de toda a missão. Logo após, os jovens foram direcionados pelo assessor Diocesano David Kennedy, para praticar mais uma ação missionária concreta, desta vez uma visita aos moradores de rua da cidade de Cajazeiras, levando alimento, conforto, palavras de fé e oração para essa gente em situação de risco, lembrando as palavras cristãs de que o nosso irmão mais próximo é aquele que sofre conosco, e que é preciso ser igreja samaritana, em saída e misericordiosa.

Após as atividades missionárias, os jovens fizeram uma breve avaliação e realizaram  o encaminhamento das atividades. O encerramento do intercâmbio foi marcado com um belíssimo envio missionário, lembrando a cada jovem que é Deus quem nos chama, nos consagra e nos envia para a missão.



Nenhum comentário: