Juventude Missionária do Rio Grande do Sul reflete sobre o Bem Viver a partir da Laudato si'


Na esperança de colaborar com a formação juvenil e impulsionar o protagonismo jovem na missão da Igreja, cerca de 70 jovens de dioceses gaúchas participaram do 2º Encontro Estadual da Juventude Missionária (JM).

Com o tema “Educar para o Bem Viver” e o lema: “E Deus viu que tudo era muito bom" (Gn, 1,31), o encontro aconteceu nos dias 08 e 09 de outubro, na paróquia São Vicente Pai dos Pobres, em Gravataí (RS) e foi assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propaganda da Fé, Guilherme Cavalli. Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, presidiu celebração eucarística e salientou a generosidade e a missão da juventude no cuidado com a Casa Comum, tema da Campanha Missionária 2016.

A Juventude Missionária (JM) é uma das atividades animadas pela Pontifícia Obra da Propaganda da Fé e se encontra em todos os estados brasileiros. Atua a partir de grupos de base no desejo de realizar um trabalho significativo a fim de responder a vocação primeira de cuidar da vida, sobretudo, da juventude. Dados apontam os jovens como as principais vítimas do desemprego, do consumismo enganoso, da violência, da morte e da falta de políticas públicas. “Estes e outros são problemas que marginalizam e criam preconceitos na juventude considerando-a impotente”, lembrou Guilherme Cavalli.

Segundo o assessor do encontro, a Igreja precisa trabalhar com a juventude a partir de um novo modelo de vida que seja mais sustentável, respeitoso com a natureza e recupere uma harmonia entre a ecologia e ser humano. “Trabalhamos a cultura do Bem Viver a partir da Laudato si' para modificar nosso estilo de vida e propor um outro modelo de consumo que respeite a criação divina”, salientou Cavalli.

A cultura do Bem Viver é tema de estudo para todos os grupos de Juventude Missionário, durante o ano de 2016.

Ainda, de acordo com o Cavalli, “a juventude tem toda uma força transformadora, um dinamismo que traz consigo essa Igreja em saída que pede o papa Francisco. Investir na juventude é investir numa Igreja mais missionária e samaritana”, afirmou.

Para Eduarda Perini, da Diocese de Vacaria, “o encontro foi muito marcante pela ligação que todos nós temos com a natureza, com o bem comum, a necessidade que temos de nos aproximar da Mãe natureza. Isso ajudou a nos aprofundar ainda mais na missão de cuidar da vida”, frisou.

Assessoria de Imprensa, Regional Sul 3 da CNBB.

Comentários