Juventude Missionária de Londrina (PR) promove Encontro de Líderes


A Juventude Missionária (JM) de Londrina (PR) promoveu o Encontro de Líderes da Juventude Missionária a nível provincial, na casa de formação do PIME, em Ibiporã (PR). Participaram representantes da arquidiocese de Londrina (PR) e das dioceses de Cornélio Procópio (PR) e Lins (SP).

O encontro, realizado de 8 a 10 de julho, contou com a presença de aproximadamente 35 pessoas, entre encontristas e a equipe de organização.

Dayane Pelacine, da diocese de Cornélio Procópio (PR), participou pela primeira vez deste Encontro com a finalidade de implantar a JM em sua diocese. “O Encontro mostrou a união e a organização que a JM tem. Os intervalos para interação nos proporcionaram um pouco mais da realidade do nosso próximo”.

O evento teve início com uma dinâmica de apresentação e interação dos participantes. Em seguida os jovens iniciaram os estudos com o palestrante Paulo Tardivo, sobre “Universalidade da Missão”.

Paulo explicou que vivenciar a experiência do Encontro de Líderes foi uma revitalização de sua vocação missionária. “Ver o ardor missionário acalentando aqueles corações juvenis foi para mim o sinal de que é possível sonhar na esperança da humanidade, dilacerada pela angústia. Sei que a consciência missionária nasce do desabrochar na consciência do nosso batismo, por isso digo aos jovens, não tenham medo, vivam por Cristo, testemunhem Cristo, aí está o sentido verdadeiro da vida”.

O segundo dia de atividades começou com a palestra sobre “Evangelização, vocação própria da Igreja” e depois Ivanise Michelli, vice coordenadora da JM em Londrina, falou sobre as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e suas quatro Obras.

Para Ivanise este encontro foi mais uma experiência exultante. “Apresentar aos jovens o que são as Pontifícias Obras Missionárias, como foram fundadas e quem são os seus fundadores é uma grande alegria. Ver o brilho nos olhos deles me inspira”.

O Encontro continuou com dinâmicas e mais conversas, além das palestras do Perfil do Jovem Missionário, apresentada por Flávia Michels, coordenadora provincial, e sobre a Metodologia da Juventude Missionária, com Renan Maia. Os momentos de integração foram registrados na noite cultural, com festa julina e com a Cristoteca.

Romário Antunes, que participa de um grupo da JM há um ano, relatou que este evento foi uma experiência gratificante. “As discussões e formações me ajudaram a entender melhor como a Juventude Missionária trabalha e conhecer os jovens que seguem o mesmo carisma”.

O Encontro foi encerrado com uma avaliação e a celebração da missa de envio, presidida pelo padre Paulo Amorim.

Com informações da JM, Arquidiocese de Londrina (PR)

Comentários