domingo, 10 de julho de 2016

JM de Maceió inicia trabalho da Jornada do Jovem Missionário 2016


Entre os dias 24 a 26 do mês de junho, realizou-se na Igreja Matriz Nossa Senhora Virgem dos Pobres, localizada no bairro do Vergel do Lago, na cidade de Maceió (AL), o Encontro de Líderes da Juventude Missionária – ELJUMI 2016, que teve a temática “Educar Para o Bem Viver nas Obras de Misericórdia”, onde estavam presentes os representantes das JM´s das paróquias da Arquidiocese de Maceió.

O encontro iniciou às 17h30 da sexta-feira, com acolhida e credenciamento dos jovens participantes, na entrada do Salão da Igreja N. Srª Virgem dos Pobres - Vergel, onde, os jovens receberam os crachás de suas respectivas equipes (5 continentes), e em seguida se direcionaram para Igreja, para participarem da Santa Missa, presidida pelo Padre Edvaldo Afrânio, pároco da Matriz N. Srª Virgem do Pobres - Vergel, juntamente com todos da comunidade.

Após a Celebração eles foram direcionados ao refeitório do local do encontro, para jantar e receber as primeiras orientações. Seguida da refeição, os participantes se reuniram no salão do encontro para apresentação da programação, das atividades e orientações sobre a divisão das tarefas durante os dias do encontro, pois, na proposta de formar líderes, algumas tarefas da programação precisavam ser assumidas em grupo pelos próprios jovens.

Durante a manhã e tarde do sábado, 25, os jovens realizaram orações e receberam formação da equipe de coordenação da Juventude Missionária da Arquidiocese de Maceió, sobre as Pontifícias Obras Missionárias¹, Itinerário de Iniciação à Vida Cristã no Projeto Evangelizador da Juventude Missionária do Brasil e para formação do Discípulo Missionário, além de Assessoria da Irmã Maria Betânia, assessora da Juventude Missionária de Murici, que partilhou sua experiência como Missionária Claretiana, que apresentou e citou como viver as Obras de Misericórdia no dia a dia da vida do(a) jovem missionário. Ainda no sábado, a partir das 17h, todos se prepararam para viver um momento de descontração dentro do encontro, o Arraiá Missionário 2016, que propôs aos jovens partilhar as alegrias das festividades juninas, com comidas típicas, dança e quadrilha improvisada, sem a necessidade de utilizar de prazeres não cristãos para buscar felicidade.

Na proposta de encerrar a noite do sábado, os participantes foram solicitados a realizar uma oração em grupo, no intuito de estimular o silencio de todos e viver um pequeno momento de espiritualidade missionária, com a prática da Lectio Divina, a Leitura Orante da Bíblia.


Na manhã do último dia do encontro, 26, os jovens iniciaram o dia em comunhão com toda a comunidade, participando da Santa Missa, presidida pelo pároco da Matriz, Padre Edvaldo Afrânio. Ao fim da Celebração os jovens se reuniram no altar da Igreja Matriz N. Srª Virgem do Pobres, juntamente com padre Edvaldo, para registrarem a foto oficial do encontro. Após a Missa todos partilharam o café da manhã, onde o sacerdote designou a benção sobre todos e aos alimentos, partilhando junto aos jovens o alimento de cada dia.

Após o café da manhã, os jovens participaram de uma formação, Educar Para o Bem Viver4, que apresentou aos jovens, características da Encíclica Laudato Si, que trabalha os cuidados com a nossa Casa Comum, temática iniciada na Campanha da Fraternidade e que também será trabalhada no mês missionário, outubro dentro da Campanha Missionária 2016. Posteriormente a formação, foi realizada a Avaliação do Encontro, onde, todos puderam das suas opiniões em três perspectivas de avaliação: Que Bom? (Avaliando os momentos e aspectos bons do encontro); Que Pena? (Avaliando os aspectos e momentos que precisavam melhorar no encontro); e Que Tal? (Propostas e Sugestões que podem ser adotadas nos próximos encontros). A Avaliação foi seguida de organização e limpeza do local em equipes, dividindo os trabalhos entre os jovens, que logo após as atividades, partilharam a oração final seguida do almoço.

Junior Souza
Coordenação Arquidiocese de Maceió POPF/JM-AL