Realizado 1º Encontro Estadual da JM da Bahia


‬No último final de semana, 20 a 22 de maio, foi realizado na cidade de Vitória da Conquista o primeiro Encontro Estadual da Juventude Missionária (JM) da Bahia, que contou com a participação de mais de 100 jovens, vindos de 12 dioceses do Estado.

O evento teve por objetivo aproximar os grupos da JM existentes no Estado para um momento de celebração, formação conjunta e troca de experiências, a fim de fortalecer e expandir a identidade e o carisma da JM e promover a articulação no nível de Região Pastoral ou diocese.

O tema que perpassou toda a dinâmica do encontro foi “Missão como caminho, encontro, partilha e envio: perspectivas e desafios da JM na Bahia” e contou com a assessoria do Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli; além das presenças do coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE) NE3, padre Antônio Niemiec, CSsR; do referencial para a Juventude Missionária na Bahia, padre Irineu Meira e da coordenação estadual da JM, com o seu coordenador, Daniel Bittencourt.

Ainda, esteve presente no segundo dia do encontro, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo de Vitória da Conquista, que veio para acolher os jovens e dirigir-lhes palavras de incentivo para a caminhada missionária.

Além dos momentos de estudo e reflexão, o encontro foi marcado pela partilha da caminhada missionária feita pelos grupos da JM nas dioceses, troca de experiências, leitura orante da Bíblia, celebração Eucarística, momentos de oração, trabalho em grupos, danças circulares e uma animada noite cultural. Houve também um encontro com a Ir. Neli, que dentro de poucas semanas será enviada para a missão ad gentes, em Camarões.

Os que tiveram o privilégio de estar presente saíram com uma convicção no coração: a Juventude Missionária da Bahia está iniciando uma nova etapa na sua caminhada missionária e os frutos desse encontro serão, com toda a certeza, muito abundantes.

Comentários