Juventude Missionária promove intercâmbio na Diocese de Caicó (RN)


O Intercâmbio Missionário da Juventude Missionária (JM) da Diocese de Caicó (RN) reuniu cerca de 200 jovens e adolescentes das cidades de Cruzeta, Jardim do Seridó, Parelhas, Caicó, Lagoa Nova e São José do Seridó. O evento foi realizado na paróquia São José, município de São José do Seridó (RN), no dia 01 de maio.

Pela manhã, os participantes foram acolhidos no Centro Pastoral Bento XVI, onde houve café partilhado, momento de animação, além de momento de oração e bênção de envio.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos e encaminhados para a execução dos gestos concretos do intercâmbio. Um grupo ficou responsável pela preparação e plantio de mudas, outro grupo foi visitar um projeto de arborização desenvolvido na escola estadual Raimundo Silvino da Costa e um terceiro grupo foi responsável pela instalação de tambores para coleta seletiva em alguns pontos da cidade, além de conversa e distribuição de panfletos, conscientizando a população acerca da importância da destinação correta do lixo.

Ainda na parte da manhã, os participantes foram distribuídos em várias partes da cidade, saindo de porta em porta, evangelizando e sendo evangelizados, anunciando a misericórdia de Deus, indo “ao encontro de todos sem excluir ninguém”, como nos lembra o número 12 da Bula “O Rosto da Misericórdia”.

Para Niele Santos, da JM da cidade de Parelhas (RN), o intercâmbio foi momento forte de partilha. “No intercâmbio cada um viu, ouviu e sentiu o que as pessoas passam e às vezes elas só precisam de uma palavra amiga, um conselho. Nós, através de uma palavra, de uma pequena oração, conseguimos transmitir o amor de Deus, mostrando que Ele está do nosso lado em todos os momentos de nossa vida”.


Ao término da programação da manhã, os participantes foram encaminhados para almoço nas casas das famílias da paróquia, uma oportunidade para troca de experiências e maior conhecimento da realidade local.

À tarde, houve partilha das experiências vivenciadas pela manhã, apresentações preparadas pelos grupos e dinâmicas de interação, terminando com a missa celebrada na igreja matriz de São José. A celebração foi presidida pelo pároco, padre Jerônimo Araújo e concelebrada pelo padre João Júnior, assistente eclesiástico da IAM e JM na diocese de Caicó (RN).

A coordenadora diocesana da JM, Juciane Chianca, explicou que o evento celebrou o despertar missionário. “O intercâmbio foi um importante momento de troca de experiências, celebração da caminhada e despertar missionário. Além disso, com os gestos concretos, podemos efetivar o que foi trabalhado na Campanha Fraternidade deste ano. Aqui também demos um ponta pé inicial para a temática da Cultura do Bem Viver, que será trabalhada pela JM ao longo do corrente ano”.

Para Huglênia Rodrigues, da JM Recrutas de Cristo, da Comunidade Itans, em Caicó (RN), o intercâmbio foi um momento motivador. “Durante o intercâmbio fizemos algo que o jovem muitas vezes não é acostumado a fazer: escutar. Escutamos o que o outro tinha a nos dizer, isso foi uma experiência enriquecedora. Ao longo do nosso diálogo com as famílias também íamos falando um pouco do trabalho da JM, fazendo convite aos jovens da residência a irem conhecer o grupo da cidade, pedíamos permissão para ler a palavra de Deus e refletir sobre ela. Saímos desse intercâmbio bem coniventes do que é ser um Jovem Missionário e qual a nossa função dentro da Igreja e da sociedade”.

Com informações da JM, Diocese de Caicó (RN)

Comentários