JM realiza encontro estadual em São Paulo


A Juventude Missionária (JM) de São Paulo esteve reunida entre os dias 20 a 22 de maio para seu encontro estadual, de nível 1. O evento aconteceu no Centro Missionário São Paulo, localizado na sede da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM), no bairro da Lapa. Participaram do encontro 30 jovens, vindos de oito dioceses: Franca, Guarulhos, Bragança Paulista, Osasco, Amparo, Jundiaí, Arquidiocese de São Paulo – Região Brasilândia e Lapa.

Ainda participaram, padre Fabrício Moraes, da Região Brasilândia, José Laércio (membro da equipe Estadual da Infância e Adolescência Missionária – IAM) e Cesar Campos (Diretor do Centro Missionário São Paulo).

O encontro que teve como pauta apresentar o que é a Juventude Missionária, seus compromissos e objetivos. O encontro começou na sexta-feira, 20, com o acolhimento e oração de abertura. Em seguida, aconteceu a apresentação dos membros da equipe estadual e dos jovens de cada diocese presente. Após a oração, o jovem Diego Raposo, coordenador estadual da JM no Regional Sul 1 da CNBB falou sobre as atividades que iriam acontecer durante todo o encontro e o objetivo do mesmo.

No sábado, 21, o encontro começou com a apresentação da IAM feita pelo José Laércio. Depois, Diego Coelho, Vice Coordenador estadual da JM, começou as palestras falando sobre as Pontifícias Obras Missionárias (POM). 

Na parte da tarde o jovem Diego Raposo, coordenador estadual da JM, falou sobre a organização da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, a história da Juventude Missionária, perfil do jovem missionário e identidade da JM.

À noite, os jovens rezaram por todos os povos e missionários espalhado pelo mundo rezando o terço missionário. Após a oração do terço missionário a Jovem Rosineide Paiva (Neidinha), deu seu testemunho missionário referente à missão que realizou no ano de 2010 em Moçambique na África. Já a Irmã Marie Chantal, missionária xaveriana, falou de seu testemunho missionário realizado no Brasil.

No domingo Diego Coelho apresentou a metodologia da JM, o assessor, o coordenador e os subsídios missionários existentes no Brasil.

Hora do Compromisso
O encontro chegou ao fim com o sentimento de que é hora de assumir compromissos. Nesse sentido, cada participante foi convocado a se comprometer com o projeto da JM. Para início das atividades e fortalecimento de ações que já vem acontecendo foi pedida que cada diocese possa marcar uma data para a coordenação estadual ir até cada diocese passar a formação ou implantação de novos grupos aonde ainda não existe a JM.

Ainda, foi falado sobre a temática que a JM do Brasil estará trabalhando nesse ano de 2016. Diego Raposo apresentou o cartaz e falou como está sendo preparados os encontros do tema 'Educar para o Bem Viver'.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa de envio presidida pelo padre Fabrício Moraes. Padre Fabrício durante sua homilia ressaltou a importância do trabalho do jovem missionário.


Comentários