“Educar para o Bem Viver” é tema de reflexão de jovens da diocese de São Mateus (ES)


Os jovens missionários da paróquia São José Operário, do município de Ecoporanga (ES), diocese de São Mateus (ES), iniciaram a reflexão sobre “Educar para o Bem Viver”, tema definido pela Juventude Missionária a ser trabalhado durante este ano. A reflexão, realizada no dia 14 de maio, teve início com uma caminhada que se começou às 05h30 da manhã.

No local escolhido pelo grupo para encerrar a caminhada foi possível apreciar a vista, e de longe ver toda a comunidade. Ali os jovens fizeram um momento de oração e espiritualidade ecológica, vislumbrando a beleza da criação.

O coordenador do grupo, Arthur Denarde, explicou que o local escolhido ajudou na reflexão de diversos temas. “Eu pude sentir, em cada participante, um sentimento de cuidado e presteza ao assumir o compromisso de cuidar da nossa casa comum, como propõe a Encíclica do papa Francisco Laudato Si’, a Campanha da Fraternidade Ecumênica ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’, bem como o tema deste ano para a Juventude Missionária ‘Educar para o Bem Viver’. É bonito poder perceber na natureza, quando nos desprendemos do nosso mundo de comodismo, de dentro da nossa casa, dentro dos nos grupos, a beleza da vida, da natureza, da nossa casa comum, e sentirmos, quando fechamos os nossos olhos e abrimos o nosso coração, que tudo está interligado, como se fôssemos um, que tudo está interligado nessa casa comum”.

Os jovens encerraram a reflexão à noite, quando realizaram o primeiro encontro do material da Jornada do Jovem Missionário deste ano, “A Celebração da Luz”.

Com informações da JM, Ecoporanga (ES)

Comentários