Jovens do Piauí realizam missão durante a Semana Santa


A Juventude Missionária (JM) da arquidiocese de Teresina (PI) celebrou a Semana Santa em missão. A 2ª Missão Jovem foi realizada de 23 a 27 de março, no município de Monsenhor Gil (PI). Os jovens foram de casa em casa levando a alegria do evangelho. O evento teve a presença do coordenador arquidiocesano, Leonardo Luz, da coordenadora regional, Camila Fernandes, e assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), Guilherme Cavalli.

Os missionários, acomodados na paróquia Menino Deus, foram separados em grupos para as atividades em determinadas comunidades: Sítio do Projeto, Bolívia, Cadoz, São Luís, Boa Esperança, Baixa Grande, Canafístula e Santa Rita.

Durante a missão os jovens foram responsáveis pela missão evangelizadora nas casas, pelas celebrações, os momentos espirituais e terços, ressaltando a importância de estar em oração na Semana Santa. 

Padre Ronald, da paróquia Menino Deus, ressaltou como “presente de Deus” a chegada dos jovens em Monsenhor Gil (PI) e frisou a importância da ida de mais missionários para abranger outras comunidades.

A Missão Jovem 2016 contou com a presença do seminarista Francisco Ramires, coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí). Francisco salientou a importância da saída dos jovens em missão e o fortalecimento da articulação dos laços da JM e do Comise. “Com esta aproximação pode haver uma participação mais abrangente de formações para os jovens e missões aos seminaristas.  Uma parceria mútua. Com a participação dos propedêuticos na missão, junto com os jovens, eles viram a experiência como um impulso à vocação de padres missionários”, completou o seminarista.


Levar a alegria do evangelho foi o objetivo dos jovens missionários, mas eles fizeram muito mais. Os jovens implantaram a JM em Miguel Leão(PI), cidade localizada a 38 quilômetros de Monsenhor Gil. Lá, 10 jovens e dois seminaristas ficaram responsáveis pelas atividades na região. Dessa forma, mais um grupo da juventude missionária vai trabalhar em unidade para propagar a palavra de Deus.

A vida em missão é sair do comodismo e levar o Evangelho com todo o amor”, afirmou a missionária da comunidade São Miguel Arcanjo, Geovanna Rocha. “A missão torna as pessoas menos egoístas e mais solidárias, anunciando assim a palavra de Deus e renovando o carisma de cada jovem”, enfatizou a missionária.

A assessora da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da comunidade São Miguel Arcanjo, Polyanna Alves, ressaltou a unidade no amor de Cristo. “Me senti num pedacinho do céu realizando essa missão. Fiquei maravilhada com a empolgação dos jovens seguindo de casa em casa. Apesar das diferenças inerentes ao ser humano, o amor de Cristo tem o propósito de sermos todos sendo apenas um”, concluiu a assessora.

Com informações da JM do Piaui.


Comentários