sexta-feira, 18 de março de 2016

Juventude Missionária promoveu encontro de lideranças em Aliança (TO)


O encontro de lideranças da Juventude Missionária (JM) reuniu cerca de 70 jovens da forania de Alvorada (TO) na paróquia de São João Batista, em Aliança (TO). O encontro, realizado em 5 de março, também contou com a participação de jovens da forania de Gurupi (TO).

Os encontristas aprofundaram conhecimentos sobre a Juventude Missionária, seu carisma, identidade, perfil e metodologia. Para o estudante de jornalismo, Rhogery Navarro, da comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Crixás (TO), o momento foi importante, pois levou a descobrir o verdadeiro sentido de ser um jovem missionário. “A formação, além de ensinar o caminho a seguir, fez com que os jovens mudassem sua postura diante do mundo, a fim de construir uma imagem positiva de sua pessoa e de seu trabalho evangelizador”, explicou Rhogery.

A parte da manhã foi iniciada com a celebração eucarística, motivando os jovens a uma profunda reflexão. “O missionário precisa ser testemunha autêntica de Jesus ressuscitado por onde anda. Seu testemunho de vida tem que inspirar outros jovens a seguir o Cristo”, refletiu o pároco de Aliança (TO), padre José Fernando da Silva.


O período da tarde foi marcado pela espiritualidade missionária com a leitura orante da palavra de Deus referente a parábola do bom samaritano. “A nossa espiritualidade é marcada pela atitude singela do samaritano de ir ao encontro dos mais pobres, marginalizados e excluídos da sociedade, curando-lhes as feridas e buscando transformar a realidade”, frisou o jovem George Henrique.

A missionária de Aliança (TO), Rafaela Pereira Lira, relatou ter aprendido muito com a formação. “Descobri que o jovem missionário precisa ter responsabilidade, fé, alegria e muita disposição para anunciar o evangelho. Esse encontro nos uniu ainda mais para um único objetivo: fazer o bem, sem olhar a quem”, partilhou Rafaela.

O coordenador diocesano da JM, Diogo Alves, enfatizou “a necessidade de se ter grupos consolidados nas atitudes das primeiras comunidades cristãs, praticando, principalmente, o dom da partilha”. Ao final do encontro foi oficializada a criação do grupo da Juventude Missionária de Aliança (TO) e a possibilidade de reativação do grupo de Crixás (TO).


Durante o encontro a juventude local fez apresentações culturais de danças e musical tocado com violinos. O encerramento ocorreu à noite com a oração do terço missionário pelas ruas da cidade, na intenção pela paz no mundo e pelos diversos missionários espalhados nos cinco continentes.

Participaram do encontro os jovens da quase paróquia São Sebastião, de Talismã (TO), paróquia São Francisco de Assis, de Alvorada (TO), paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Cariri (TO), paróquia universitária São Judas Tadeu, paróquia Santo Antônio e paróquia Nossa Senhora Aparecida, ambas de Gurupi (TO), comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Crixás (TO) e paróquia São João Batista, de Aliança (TO).

Com informações da JM Regional Norte 3.

Nenhum comentário: