domingo, 20 de março de 2016

JM de Patos (PB) inicia suas atividades


A Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Patos (PB), iniciou suas atividades missionárias em 2016 no dia 20 de fevereiro. Início marcado com um singela visita a um dos abrigos dos idosos da cidade, o abrigo "Jesus de Nazaré".

As visitas são realizadas nos abrigos dos idosos da cidade de Patos pela Juventude Missionária, ao todo dois abrigos, fazem parte de um projeto permanente idealizado pelos jovens missionários, na qual a cada mês é escolhido um local para ser realizada. O intuito principal é promover um momento de partilha da vida, de interação entre as gerações, um momento em que os jovens levam esperança, músicas, palavra de Deus e carinho aos idosos, em troca recebem atenção, ternura, ensinamentos e conselhos preciosos de quem já enfrentou tantos caminhos na vida.

Num mundo doente pela velocidade frenética, barulhento e marcado pelas convivências superficiais, na qual o afeto e o cuidado pelo outro estão em baixa, o ato de jovens e idosos compartilharem momentos de interação e fé, certamente já é um ato revolucionário. O ato de fazer silêncio e escutar o outro é um dos momentos mais sublimes nessas visitas, como disse um dia o escritor e educador Rubem Alves: "Na vida nos ensinam e queremos muito o falar, temos muitos cursos de oratória, mas deveríamos ser educados para ouvir o outro, passar por cursos de 'escutatória'."

É com essa inspiração que a Juventude Missionária começa mais um ano de muitas atividades, na certeza que é Deus quem nos envia para a missão e que é preciso evangelizar, o que significa muito mais que falar, mas evangelizar por gestos, atitudes, encontros com todas as pessoas, e pela escuta, como disse um dia São Francisco de Assis: "Evangelize, se preciso use palavras."


Nenhum comentário: