Jovens fazem Missão na Comunidade Rural São José do Sertãozinho, em Resende (RJ)


Inspirados pelo Papa Francisco e pelo ardor missionário de Jesus Cristo que disse: "Vem e Segue-me!", em 31 de outubro, a Juventude Missionária (JM), da CEB São Judas Tadeu, bairro Itapuca, Paróquia Sagrada Família, de Resende (RJ), viveram uma experiência missionária, levando a Palavra de Deus a Comunidade Rural da Paróquia, em São José do Sertãozinho.

Tivemos a alegria de viver o novo rosto da Igreja proposto pelo Papa Francisco, uma Igreja em saída. Assim, motivados também pela carta de São Tiago, a qual nos exorta que a fé sem obra é vã, fomos levar aos irmãos que vivem mais distantes e que vão lutando para estabelecer no local uma comunidade, onde possam louvar e bendizer a Deus, reunidos enquanto povo de Deus. Devido à distância maior da cidade, as dificuldades do povo também são ainda maiores, já são quase 20 anos lutando pela comunidade e com numa verdadeira experiência de fé não deixaram sua fé esmorecer”, detalhou o jovem missionário Lucas Dias.

Nesse dia, vivemos a presença de Deus em nossa vida, que não nos deixa engessados, mas nos remessa sempre a nos mover e mover os outros. Com o intuito de levar a Palavra, levar Jesus a eles, voltamos com a certeza de que muito mais aprendemos, podemos mais uma vez ter a experiência de enxergar Jesus no próximo e assim revigoramos a nossa fé”, destacou Lucas.


De acordo com as novas Diretrizes Gerais da Igreja do Brasil 2015-2019, é preciso estimular o compromisso missionário nas comunidades eclesiais das paróquias de todo o país, com Mutirões Missionários, visitas permanentes, que a paróquia esteja sempre em estado Permanente de Missão, envolvendo todas as pastorais, movimentos e grupos diversos.

A dimensão missionária deve perpassar toda a juventude que vai ao encontro dos jovens mais pobres, em situação crítica, vítimas da violência, do descaso com as políticas públicas, que sofrem perseguições, desemprego, fome e miséria. A Igreja é a mão amiga frente às realidades mais excludentes da sociedade, levando esperança e vida aos mais necessitados.

Comentários