JM da Diocese de Porto Nacional celebra 8º EDJAM em Alvorada (TO)


A Juventude Missionária da Diocese de Porto Nacional celebrou nos dias 18, 19 e 20 de setembro o 8º Encontro Diocesano da Juventude e Adolescência Missionária - EDJAM, na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Alvorada (TO). Cerca de 200 jovens, entre encontristas e equipe local estiveram reunidos para evangelizar. Além da Diocese de Porto Nacional, participaram a Arquidiocese de Palmas e Diocese de Tocantinópolis.

A temática do encontro teve ligação direta com Campanha Missionária 2015: "Missão é servir". Iluminados pelo lema - "Jovens, quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos" (cf. Mc 10,44) - os jovens e adolescentes protagonizaram momentos de animação, formação e missão.

O bispo diocesano, Dom Romualdo Matias Kujawski, celebrou a missa de abertura do encontro e enfatizou: "Querido jovens, como é bom nos encontrarmos, reunirmos para a missão, mas quero fazer um pedido especial: quando voltarem para suas casas deem valor aos encontros semanais com os materiais que as Pontifícias Obras Missionárias disponibilizam a vocês". Romualdo ainda falou: "Queremos nos encontrar com as lideranças juvenis e os padres para que toda paróquia da diocese possa receber essa experiência missionária".

No período da manhã de sábado, Dom Romualdo, proferiu a bênção inicial do encontro. Logo após aconteceram duas palestras. A primeira abordou a temática "Missão é servir - A atitude do bom Samaritano", com o Coordenador Estadual da Juventude Missionária, George Henrique. A segunda foi com Coordenadora do Conselho Missionário Diocesano, Ulaine Queiroz, que deu orientações de "como fazer uma boa missão".


"A JM tem que estar ao lado dos pobres e marginalizados, como o Papa Francisco sempre nos diz e também nos cobra o evangelho. Não podemos nos acomodar de EDJAM a EDJAM, é preciso termos uma atitude samaritana em nossas comunidades de base, levando o amor e a solidariedade aos que necessitam ser ouvidos e abraçados", enfatizou George Henrique.

Na tarde de sábado, os jovens e adolescentes missionários, foram enviados em missão porta-a-porta, divididos em oito comunidades rurais e urbanas. Ao término da missão, fizeram a troca de experiências. "Sair em missão é sempre um desafio, ainda mais quando o lugar é desconhecido, fator que aumenta nossa vontade de ir em frente. Essa missão foi surpreendente. Todas as pessoas que visitamos abriram suas portas e nos receberam muito bem. Aprendemos muito e aumentamos nossa fé", partilhou a jovem Taillany Mesquita de Araguaína (TO). Após a troca de experiências, os missionários rezaram o terço pelas ruas suplicando pela paz na Síria.


Durante a noite foi realizado a noite cultural, como de costume nos encontros. Dessa vez a criatividade tomou conta com a participação das escolas estaduais e municipais, a APAE de Alvorada e também com os jovens de outras cidades. Na noite cultural a pequena Natanny Botelho, missionária de Alvorada que está morando junto de Deus, foi homenageada e aplaudida com o coro de reconhecimento como "santa Natanny".

No domingo houve a missa presidida pelo pároco, Pe. Jucimar Souza Ribeiro, que esteve presente durante todo o encontro, participando e organizando. O padre exortou: "Estou 100% à disposição da juventude missionária, não só de Alvorada, mas de todos os lugares que necessitarem e estiver ao meu alcance". Ainda pela manhã houve uma palestra com o tema "A missão do adolescente no mundo de hoje", conduzida pelo Coordenador Estadual da IAM, Maurício Martins. Houve também a avaliação, conduzida pela Coordenadora Diocesana da JM, Romênia Carvalho e encaminhamentos finais.

A jovem Lenise Guerra partilhou a importância de estar na organização do encontro. "Participei três anos consecutivos do EDJAM, todos foram ótimos, mas esse foi inesquecível. Por morar em Alvorada, mas estudar em Gurupi, não pude ajudar muito na organização, mas vi as dificuldades que a equipe passou para realizar o encontro. Virando as madrugadas, até nas vésperas, para sair tudo perfeito com palestras voltadas a missão de Jesus e animação toda missionária. A missão foi de grande aprendizado e a pessoas nos receberam muito bem em suas casas. As famílias que se propuseram a acolher os jovens foram muito amorosas e sem esquecer dos jovens alvoradenses que se empenharam para fazer acontecer".

O próximo EDJAM ficou marcado para os dias 16, 17 e 18 de setembro de 2016, na Paróquia São João Batista, de Porto Nacional (TO).

Comentários