Encontro Missionário anima paróquia de Porto Nacional (TO)


A comunidade paroquial da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, de Porto Nacional (TO), recebeu no último final de semana, 12 e 13 de setembro, jovens e adolescentes missionários das cidades tocantinenses: Alvorada, Cariri e Talismã. Além desses, participaram do encontro jovens de outras comunidades de Porto e seminaristas diocesanos.

No período da manhã de sábado os jovens receberam uma formação sobre o Documento de Aparecida e a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - A alegria do Evangelho, de Papa Francisco, que foi preparada pelo seminarista Luan Aguiar. "Os dois documentos nos trazem orientações a respeito da dimensão missionária e como levar o Cristo às pessoas, sendo Ele o centro de todas as coisas", explicou o seminarista. Logo após, foi realizado um momento de partilha com o Coordenador Estadual da JM, George Henrique, com o tema: 'Como fazer uma boa missão'.

"A cada experiência e oportunidade de missão construímos um mundo melhor não somente nós, mas, também, para os outros irmãos e irmãs que nos recebem", salientou o seminarista Diogo Fernandes. Diogo ainda expressou a importância de receber os missionários na casa da mãe das Mercês. "É muito gratificante, pois vocês entram para a história, mas não somente por terem visitado a catedral, mas por terem levado Jesus de casa em casa".

Dom Romualdo, que é Bispo da Diocese de Porto Nacional, esteve no encontro e exortou: "É muito bom saber que temos jovens disponíveis para o chamado de Cristo e da Igreja. Estão realizando um trabalho belíssimo, digno de respeito e de ser registrado na história". E ainda aproveitou para dizer: "Amo todos vocês".

Missão porta a porta
Na tarde de sábado e na manhã do domingo os missionários saíram de casa em casa levando a palavra de Deus, partilhando a vida e profetizando o amor e a solidariedade. "Nessa missão adquirimos uma grande experiência, pois entramos em casas de pessoas humildes que nos colheram e abriram seus corações para conversar e desabafar sobres as dificuldades que têm enfrentado diariamente. Aproveitamos as visitas para falar de nosso irmão, Jesus Cristo, que nos ama imensamente", testemunhou a jovem Cláudia Amorim. A jovem ainda falou um pouco mais da experiência vivida. "Uma das pessoas que visitamos elogiou-nos bastante dizendo que 'é muito bonito ver jovens levando a Palavra de Deus, pois o que falta no mundo é o amor, as pessoas não sabem mais o significado de amar'. Entendi, então, que estávamos levando o amor através da evangelização para tantas pessoas que necessitam de um ombro amigo".

A dinâmica de uma igreja em saída acontece quando as pessoas se propõem a encontrar-se para levar um pouco de carinho e afeto ao irmão que sofre. O jovem Luiz Henrique Virgolino contou que o importante não é passar em muitas casas, mas sim deixar plantado no coração das pessoas o amor. "Ficamos 1 hora e 10 minutos numa casa e tivemos uma experiência magnífica com o testemunho da senhora que enfatizou sua vida de fé e caminhada cristã". E, a jovem Lara Guth também comemorou: "Foi uma aula de fé pra gente, pois a mulher falou muito de Maria".

O encontro foi pensado pelo pároco da catedral, Pe. Pedro, que agradeceu aos jovens e adolescentes que participaram. "Muito bom poder contar com vocês em nossa comunidade. Cristo se alegra com a disponibilidade de vocês e aprendemos que não é somente o Padre que evangeliza. Vocês são importantes para nossa Igreja!".

Durante o encontro houve momentos de partilha, louvor e, principalmente, muita missão


No sábado a noite houve a missa, presidida pelo pároco, Pe. Pedro, e animada pelos missionários. Após a missa, o grupo de jovens universitários da Catedral se reuniram e trocaram experiências com a Juventude Missionária e com a Adolescência Missionária. Momento belíssimo.

Na avaliação do encontro, o seminarista Domingos fez um pedido: "Rezem pelas vocações sacerdotais, para que tenhamos bons padres e que eles sejam missionários".

O encontro precedeu o 8º EDJAM que acontecerá de 18 a 20 de setembro, na Paróquia São Francisco de Assis, cidade de Alvorada (TO).

Comentários