Formação para JM reúne diocese da Bahia em Ilhéus


O encontro foi realizado na casa de Retiros Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Banco da Vitória, em Ilhéus(BA), de 21 a 23 de agosto. Contou a presença de 33 pessoas, de todas as dioceses da região pastoral. Após a acolhida, o padre Marcos Alcântara, responsável pelo Conselho Missionário diocesano (Comidi), apresentou o cenário da caminhada da região pastoral VI.

O seminarista José Igor, da diocese de Estância, relatou como foi a formação que reuniu as dioceses de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas/Caravelas.

"Após a acolhida do primeiro dia, o padre Antônio Niemec, coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire NE3), fazendo sua primeira reflexão, recordou o apelo dos bispos à missão, através do documento 100 da CNBB “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”.

Falou também sobre Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), destacando que "A missão é a identidade da Igreja e que, a Igreja deve assumir uma pastoral decididamente missionária". Recordava as cinco urgências apontadas nas DGAE: Uma Igreja em estado permanente de missão; Casa da iniciação Cristã; Fonte da animação bíblica da vida e da pastoral; Comunidade de Comunidades; A serviço da vida em todas as suas instâncias.

Iniciamos o segundo dia com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Antônio, com a continuidade das formações sobre uma compreensão maior a respeito da missão.

No segundo momento de formação, trabalhamos a história das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF). 

Trabalhamos também os roteiros dos encontros semanais da JM e as quatro áreas integradas, o perfil e o carisma do jovem missionário. A noite recreativa consistiu em participar de um momento comunitário na paróquia São João Batista, no bairro Pontal, a qual, celebrava seu centenário de criação, em Ilhéus (BA).

O último dia de formação, iniciou com a oração da manhã e formação com os doze passos para a implantação da Juventude Missionária (JM) e uma explanação sobre o Mês Missionário 2015.

Com a partilha das experiências e a avaliação do encontro encerou-se as atividades sob o grande incentivo do papa Francisco “... Eu sou uma Missão nesta terra, e para isto estou neste mundo...” (EG 273).

Comentários