segunda-feira, 13 de julho de 2015

JM participa de Congresso da Juventude da Diocese de Guarulhos


“Que juventude queremos para a nossa diocese?”, essa foi a pergunta que norteou o 4º Congresso da Juventude da Diocese de Guarulhos (SP) que aconteceu no dia 05 de julho no Centro Municipal de Educação Adamastor, no centro da cidade. O congresso foi organizado pelo Setor Juventude diocesano e abordou o tema educação. A Juventude Missionária (JM) da Diocese de Guarulhos participou durante todo o evento.

A mesa do congresso foi composta por Dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano; Padre Rodrigo Burim, assessor do Setor Juventude; Aline Cabral, coordenadora do Setor Juventude; Anderson Gonçalves, vice-coordenador do Setor Juventude; e Felipe Fortes, coordenador do Espaço de Formação da Juventude. Foram convidados para compor a mesa e palestrar no congresso, Wagner Hosokawa, coordenador municipal de juventude; Prof. Adailton Maciel, professor do centro universitário salesiano (UNISAL) e Reverendo Carlos Caldas, doutor em ciências da religião pela universidade Metodista.

Dom Edmilson abriu o congresso invocando o espirito santo para o bom êxito de todo o IV congresso diocesano da juventude durante oração inicial.

O congresso iniciou-se com Anderson Gonçalves, falando sobre a problematização sobre a educação no município e no Brasil, com isso, no final, foi provocada aos jovens uma pergunta “Que juventude queremos para a nossa diocese?”.

A primeira palestra foi conduzida pelo coordenador municipal da juventude Wagner Hosokawa. Wagner falou sobre educação publica, através disso mostrou um panorama de como está a problematização com números sobre a educação no município de Guarulhos e Brasil em cima de fontes vindas do MEC e IBGE.


Prof. Adailton Maciel, falou sobre educação universitário e o Reverendo Carlos Caldas falou sobre ensino religioso/ecumenismo. O congresso foi encerrado com um debate dos palestrantes e perguntas vindas dos jovens que participaram de todo o congresso.

No dia 15 de agosto será lançado um subsídio com as conclusões do congresso para os grupos poderem trabalhar esse tema em cima dos seus carismas.

Nenhum comentário: