JM escolhe novo coordenador da diocese de Crato (CE)


Realizado de 26 a 28 de junho, o Encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI) da diocese de Crato, de nível 2, reuniu cerca de 47 jovens no salão da paróquia Santo Antonio, em Barbalha (CE).

O encontro foi aberto pela coordenadora do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) Arlane Markely. A formação contou com a presença do coordenador estadual da Juventude Missionária no Ceará, Lucas Guerra, que motivou a todos a aprofundarem o estudo sobre o perfil do jovem missionário, aquele que possui uma espiritualidade de entrega radical a missão ad gentes, imitando a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

Lucas lançou reflexões sobre as razões do engajamento na JM, em torno do tema central “Sou jovem missionário, sou comunidade em missão.” Citou o papa João Paulo II na Redempetoris Missio."A urgência da atividade missionária deriva da radical novidade de vida, trazida por Cristo e vivida pelos seus discípulos. Essa novidade é o dom de Deus, e, ao homem pede-se que a acolha e desenvolva, se quiser realizar integralmente sua vocação, conformando-se a Cristo.” 

Os jovens missionários também participaram da missa presidida pelo padre Cícero Alencar e da noite cultural, que contou  com a animação da quadrilha do bairro Novo Rosário, formada crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Momento marcante foi a oração do terço missionário pelas ruas da cidade, quando os jovens realizaram uma caminhada até a Igreja do Rosário.

O assessor diocesano Lucenildo Lima, juntamente com o coordenador estadual e o Comidi, repassaram aos participantes os encaminhamentos em relação a realização do ELJUMI de nível 3, que deverá acontecer de 11 a 13 de setembro, na cidade de Juazeiro do Norte. Este encontro terá assessoria do atual secretário nacional da JM, Guilherme Cavali, e contará com a participação das nove dioceses do regional.

Em seguida os grupos fizeram a escolha da nova coordenação diocesana da Juventude Missionária, que deverá assumir os trabalhos nos próximo dois anos. Foram eleitos, como coordenador Paulo Vinicius, e vice-coordenadora Yolanda Alburquerque, jovens da paróquia de São João Bosco de Juazeiro.

Rafael Lima da paróquia de Santo Antonio de Barbalha, foi escolhido como tesoureiro; Pedro Henrique da paróquia de São Francisco de Crato, como responsável pela comunicação e Nataniely Martins da paróquia Sagrado Coração de Jesus de Juazeiro, como secretária. Permaneceu como assessor da equipe, Lucenildo Lima.

Para o coordenador eleito Paulo Vinicius, participar de encontros como este "é uma experiência inexplicável que fortalece a caminhada, e ser escolhido para algo tão gratificante, me torna ainda mais disponível ao serviço missionário". O encontro foi encerrado  com o envio dos jovens missionários. 

Comentários