Juventude Missionária, nove anos de evangelização na Diocese de Crato


Na solenidade da Santíssima Trindade celebrada no dia 31 de maio, dezenas de jovens pertencentes a Juventude Missionária (JM) comemoraram os nove anos de sua implantação na Diocese de Crato (CE), com uma Missa presidida pelo assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. Cícero José da Silva, na Capela Nossa Senhora de Fátima, Paróquia São Francisco, em Crato.

A Juventude Missionária é um setor da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, animada pelas Pontifícias Obras Missionárias. Sua espiritualidade é formada pela oração, sacrifício, sacralidade e solidariedade concreta e os membros tem como lema “Jovem evangelizando jovem” e como saudação “Jovem missionário, sempre solidário”.

Na Diocese de Crato ela possui sete grupos, espalhados por seis paróquias e, segundo o assessor diocesano, se tornou, nestes nove anos de caminhada, uma grande força na evangelização da juventude. “Jovens que buscam levar um Cristo jovem. Só temos que agradecer a Deus e parabenizar aqueles que articulam este trabalho, pedindo ao Pai que os jovens possam verdadeiramente viver o encontro pessoal com Jesus Cristo”, falou.


O assessor diocesano da JM, que também é secretário do carisma no Regional Nordeste I da CNBB, Lucenildo Lima, recordou o medo do inicio da caminhada e a satisfação que tem em avaliar os passos dados até hoje. “Acompanho a JM desde sua implantação aqui na Diocese. Lembro que no inicio tivemos medo, era algo novo, mas a juventude com sua audácia juvenil conseguiu dar passos para firmarmos nossa caminhada. Para nós, ver este fruto crescer em todo Brasil e em nossa Diocese é confirmarmos que estamos no caminho certo. Estou muito feliz” afirmou.

A celebração aconteceu em comunhão com os nove anos da Juventude Missionária no Regional Nordeste I da CNBB e os dez anos do carisma no Brasil.

Juventude em Missão
O Setor Juventude da Diocese de Crato se prepara para a 1ª Missão Jovem, que acontecerá nas paróquias Senhora Santana, em Santana do Cariri, e São Francisco das Chagas, em Baixio, de 13 a 17 de janeiro de 2016, com o tema “Juventudes em Missão: Pão partido para mesa de muitos”.

A missão jovem será realizada atendendo o apelo que a Igreja nos faz nos últimos tempos, a sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo”, explicou o Pe. Cícero José.

Para isso os jovens participarão de três encontros de preparação no segundo semestre de 2015, realizando também visitas as paróquias que os acolherão.

A estimativa é de que 100 jovens missionários participem dos dias de missão. As inscrições estão sendo realizadas pelo Setor Juventude através de Muriel Silva. Mais informações entrar em contato com a Cúria Diocesana (88) 3521-1110.


Comentários