Formação missionária no Pará reforça carisma da JM


Foi realizado no dia 09 de maio, um encontro de formação para a a Juventude Missionária (JM) de São Tomé – Vila dos Cabanos, no Pará. As jovens missionárias Thannise Lima e Malília Cardoso, assessoraram o encontro que teve como objetivo reforçar a Metodologia e o Perfil da Juventude Missionária. Para os participantes veteranos foi um momento de retornar às fontes para não se perder no caminho, aos iniciantes um encontro para conhecer a identidade da JM.

Enfatizamos que a JM não é um movimento ou uma pastoral – é uma atividade missionária, ligados às POM, sendo uma atividade missionária não tem razão de ser grupos de JM fechados, isolados da vida de comunidade, da sociedade e do mundo. Ser missionários e saber ver o mundo com o olhar de Jesus, e por isso ser capaz de agir com misericórdia para com as realidades gritantes que passam a humanidade. Ser jovem missionário é ser capaz de entrar nas “periferias existências” e agir através de ações concretas de solidariedade.


Para o jovem missionário humanidade é bem maior que nosso pequeno mundo e por isso para abraça-la com compaixão for preciso deixar tudo, família, casa, amigos para anunciar a Boa Notícia ele vai sem medos porque sabe amar sem medidas.

Comemorar 10 anos de existência é também recordar qual o papel da JM na Igreja. Seu carisma de fato é despertar e formar os jovens para a missão local e universal, sua razão de ser é fazer que o jovens sejam  capazes de amar, rezar e cooperar para a missão além fronteiras e “ad gentes”. Por isso, o compromisso final do encontro, além da responsabilidade pessoal de pessoal de participação ativa no grupo, foi aquele de criar um projeto concreto de ajuda humanitária para com aqueles que mais necessitam.

Vai Juventude Missionária! Existem muitas pessoas que precisam de seus pés e suas mãos, muitos precisam de sua alegria e entusiasmo, muitos precisam de Quem os proclame a Boa Nova, não tenha medo de se arriscar sua Vida para a Missão: Juventude Missionária sempre solidária. 

Comentários