segunda-feira, 13 de abril de 2015

Jornada do Jovem Missionário


Querid@s jovens, temos a alegria de apresentar a Jornada do Jovem Missionário (JJM) idealizada como um itinerário formativo a ser percorrido durante o ano de 2015. O subsídio oferece os fios para que os jovens sejam protagonistas no tecer de sua história, da vida no grupo, da caminhada da Igreja e da transformação da sociedade. É uma proposta que almeja educar para a fé, em sua mundialidade e, assim, permitir um verdadeiro encontro, seguimento e anúncio de Jesus de Nazaré, o humano completo.

A JJM será disponibilizada mensalmente a partir de abril no site das Pontifícias Obras Missionárias (www.pom.org.br). O texto é resultado de uma construção, envolvendo as coordenações estaduais da Juventude Missionária e a colaboração de missionárias e missionários que se dedicam à formação das juventudes. Um agradecimento especial ao padre Maurício Jardim, membro do clero da arquidiocese de Porto Alegre (RS), e ao jovem Marciano Pereira, professor de filosofia em Passo Fundo (RS).

Como uma catequese permanente, a vida dos grupos de Juventude Missionária deve recordar que o caminho de formação dos primeiros cristãos “teve sempre o caráter de experiência, na qual era determinante o encontro vivo com Cristo” (cf. DAp 290). Essas características dos primeiros cristãos devem sempre ser lembradas. Elas implicam em permanentes saídas e constantes diálogos com a sociedade.

Para 2015, a JJM foi organizada em quatro módulos. A orientação é que cada módulo seja vivenciado durante dois meses, com dois temas geradores segundo a pedagogia das quatro áreas integradas (ver, julgar, agir e celebrar). Essa dinâmica garante o carisma e a metodologia das Obras Missionárias.

Guilherme Cavalli
Secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé

Nenhum comentário: