segunda-feira, 13 de abril de 2015

JM do Regional Sul 1 realiza encontro estadual


A Juventude Missionária (JM) de São Paulo esteve reunida entre os dias 10 a 12 de abril para seu encontro estadual de nível 1. O evento aconteceu no Centro Missionário São Paulo, localizado na sede da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM), no bairro da Lapa. Participaram do encontro 54 jovens, vindos de 10 dioceses: Franca, Guarulhos, Bragança Paulista, Presidente Prudente, São Miguel, São José do Rio Preto, Jundiaí, São José dos Campos, Arquidiocese de São Paulo – Região Brasilândia e Limeira.

Ainda participaram do encontro padre José Stella – OCM, Nádia Fusinato (Coordenadora Estadual da Infância e Adolescência Missionária – IAM), Fatiminha (Coordenadora do Conselho Missionário Regional – Comire Regional Sul 1), Cesar Campos (Diretor do Centro Missionário São Paulo) e Padre Paulo de Coppi (Fundador do Jornal Missão Jovem e hoje responsável pela Web Rádio Missão Jovem).

O encontro que teve como pauta apresentar o que é a Juventude Missionária, seus compromissos e objetivos, começou na sexta-feira, 10, com o acolhimento e oração de abertura. Em seguida, aconteceu a apresentação dos membros da equipe estadual e dos jovens de cada diocese presente. Após, o jovem Diego Raposo, coordenador estadual da JM no Regional Sul 1 da CNBB falou sobre as atividades que iriam acontecer durante todo o encontro e o objetivo do mesmo.

No sábado, 11, o encontro começou com a Santa Missa presidida pelo padre José Stella, da OCM. Depois, Tiago Scalco, assessor estadual da JM no regional, começou as palestras falando sobre a organização missionária no Brasil e sobre as Pontifícias Obras Missionárias (POM). 

A então coordenadora estadual da Pontifícia Obra Infância e Adolescência Missionária (IAM), Nádia Fusinato, se fez presente no encontro e falou sobre o que é a IAM e sua história. No final, a coordenadora fez a consagração dos membros da equipe estadual da JM na IAM. Ainda no sábado, foi falado sobre a organização da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, a história da Juventude Missionária, perfil do jovem missionário e identidade da JM.


Durante a noite, os jovens prepararam a oração do terço missionário. Após, Cicero Cosmo, membro da equipe estadual no regional, realizou um debate com todos sobre o tema da redução da maioridade penal.

No domingo o dia começou com a oração da manhã. Tiago apresentou a metodologia da JM, o assessor, o coordenador e os subsídios missionários existentes no Brasil.

No final, Cesar Campos, diretor do Centro Missionário, apresentou o curso de missiologia que começará dentro do centro na próxima semana. Esse curso é uma parceria com o ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores).

Hora do Compromisso
O encontro chegou ao fim com o sentimento de que é hora de assumir compromissos. Nesse sentido, cada participante foi convocado a se comprometer com o projeto da JM. Para início das atividades e fortalecimento de ações que já vem acontecendo foi pedida uma pessoa como referencia nas dioceses aonde ainda não existe a JM. Essa referencia será o contato com a coordenação estadual para ser marcado uma data para fazer a implantação da JM em cada diocese.

Ainda, foi falado sobre a Jornada do Jovem Missionário, essa jornada serve para ser refletido alguns temas decorrentes aos 10 anos de JM no Brasil. Foi disponibilizado no site das Pontifícias Obras Missionárias material do primeiro tema para ser trabalhado com os grupos da JM de todo o Brasil durante dois meses, esses materiais serão disponibilizado no site da POM a cada mês.


Outro compromisso foi com o evento celebrativo de 10 anos de JM no Brasil que acontecerá no Centro Pastoral da Diocese de Guarulhos, a ser realizado no dia 18 de outubro, Dia Mundial das Missões.

O encerramento das atividades aconteceu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre José Stella-OCM. O envio missionário foi feito pelo padre Paulo de Coppi. No momento do envio a equipe estadual entregou uma pulseira com as cores dos cinco continentes com o intuito que todos rezem por todos os missionários no mundo e levem a Boa Nova a todos os jovens em suas dioceses.

Nenhum comentário: