Expansão da Juventude Missionária em Vitória da Conquista (BA)


Animados pelo Espírito Santo a propagar e fortalecer o carisma missionário em Vitória da Conquista, na Bahia, a Juventude Missionária (JM) se reuniu, na tarde de sábado, 21 de março, em um encontro de formação para novos coordenadores, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. O objetivo foi apresentar a JM aos grupos de jovens que a partir de então irão fazer parte desta Obra.

O encontro contou com a presença de representantes de cinco paróquias da cidade. Foi conduzido por Daniel Bittencourt e Gabriela Sá, e teve a participação das irmãs Medianeiras da Paz.

À luz do Evangelho (Jo 4, 5-15), houve a oração inicial voltada a refletir o Batismo como chamado à missão. Logo após, foi proposta uma dinâmica de apresentação a qual possibilitou muitos paralelos com a Juventude Missionária, tais como a necessidade de estratégias para chegar a um objetivo, a linguagem fácil de ser entendida entre os jovens, a movimentação e animação típica da juventude, entre outros.

Em seguida, Gabriela falou sobre a origem da JM remetendo à Pontifícia Obra da Propagação da Fé, narrando a história de vida da fundadora, Paulina Maria Jaricot. A mesma expôs dinamicamente o perfil do jovem missionário, pedindo que todos procurassem separar em duas cartolinas os “perfis” e os “não perfis” espalhados pelo chão. Quando a atividade foi cumprida, Daniel convidou o grupo a refletir, cada um sobre um perfil e depois partilhar suas reflexões com os demais. Seguiu explicando a identidade, metodologia baseada nas quatro áreas integradas, assessoria e coordenação da Juventude Missionária.

Logo foi apresentado o projeto “Experiências Missionárias” que consiste em fazer com que todos os jovens (da JM e expressões juvenis) vivenciem a missão em municípios adjacentes, com o objetivo de fortalecer a partir dessa experiência o ardor missionário da juventude. Esta missão terá inicio na Semana Santa (2 a 5 de abril) na cidade de Lucaia (BA). Além disso, todo o calendário 2015 da JM foi apresentado.

O encontro foi encerrado com mensagens motivacionais em forma de vídeo de coordenadores da JM de outros estados, Thais Duarte (Brasília) e Lucas Roofer (Alagoas), com o hino da Juventude e com a oração final.

Certamente a alegria juvenil presente em cada momento do encontro e a fé em Deus serão Sol e água para a semente lançada nessa tarde.


Amanda Santos Oliveira
Secretaria JM Vicariato São Lucas
Arquidiocese Vitória da Conquista (BA)

Comentários