Juventude missionária gaúcha celebram caminhada no Acampartilha 2015


Dois dias intensos e agitados marcaram a vivência, a fraternidade e o espírito de grupo da Juventude Missionária do Rio Grande do Sul, em encontro realizado na diocese de Vacaria (RS). No último final de semana – 21 e 22 de março – cerca de 130 jovens e assessores participaram da segunda edição do Acampartilha tua Fé, que aconteceu no município de Ibiraiaras, no norte do estado.

O acampamento – que concentrou os missionários em um camping na zona rural do município – contou com momentos de espiritualidade, oração, música e descontração e possibilitou a troca de experiências dos participantes. Com a presença de grupos das dioceses de Vacaria; Gravataí e Osório, o encontro firma cada vez mais a presença da Juventude Missionária no Rio Grande do Sul.

De acordo com a coordenadora do 2° Acampartilha, Esther Fernandes Piva, o acampamento priorizou a missionariedade e fortaleceu a caminhada dos grupos, além de renovar as amizades entre os jovens. “Foi o momento certo para partilhar nossas experiências, tanto de grupo quanto de vida social, da vivência na comunidade. Poder ouvir depoimentos de pessoas que viveram a missão nos motiva a nunca desistir. E ainda podemos reforçar amizades, trocar abraços. Para nós, foi uma satisfação imensa receber os grupos aqui”.

Para culminar o acampamento com o encontro e a comunhão com Cristo, na manhã do domingo os jovens participaram da Celebração Eucarística da Festa de São José – Padroeiro da Paróquia.

Para o secretário nacional da Pontifícias Obra da Propagação da Fé – responsável por animar a Juventude Missionária – Guilherme Cavalli, o Acampartilha vem para celebrar a caminhada da Juventude Missionária no Estado e dar o primeiro passo dos grupos gaúchos junto à Jornada do Jovem Missionário – proposta da Coordenação Nacional para 2015. “São quatro anos de trabalho no Rio Grande do Sul. Dez anos de história no Brasil. E presença das Obras Missionárias em cerca de 150 países. Os jovens precisam ter essa noção da amplitude do trabalho. Isso contribui para a educação a mundialidade e para o olhar além fronteiras”.

Foi muito realizador participar desse encontro, já que foi com esses jovens que iniciei meus trabalhos junto à Juventude Missionária. Ver os grupos caminhando enraizados e as juventudes se formando e amadurecendo na fé, pela espiritualidade missionária, é esperançoso. Tenho que agradecer a toda a gurizada pela persistência e luta para difundir as Obras no Rio Grande do Sul, principalmente aos coordenadores e assessores e ao coordenador estadual, Michel Freitas”, finalizou o jovem que foi o primeiro coordenador estadual da JM.


A primeira edição do Acampartilha tua Fé aconteceu no município de Maquiné, diocese de Osório, em janeiro do ano passado. Para o ano que vem, a terceira edição já está garantida. 

Comentários