JM de Alagoas realiza retiro de Carnaval


A Paróquia Nossa Senhora da Penha, juntamente aos jovens missionários, promoveram em São Sebastião, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o primeiro Retiro Missionário de Carnaval da Juventude Missionária de Alagoas. Este, com o tema “Eu vim para servir”, contou com uma configuração diferente dos encontrados na região, foi um retiro de espiritualidade missionária, onde as diferentes formas de encontro com Cristo foram vivenciadas.

O sábado iniciou-se com a celebração da Santa Missa, seguindo com a Celebração da Luz, refletindo a bela criação de Deus e a destruição causada pelo homem. Os olhos dos presentes aos poucos abriam-se e no domingo a espiritualidade presente na Eucaristia, nas partilhas, nas Lectios, na Adoração promoveram a escuta do discípulo e nas ruas o terço missionário levava-os ao encontro das pessoas.

A segunda-feira foi marcada como um dia celebrativo com Gincana, Aeróbica, reflexões, The Voice Missionário e até um show de talentos. Ao se recolher, os presentes refletiram as diferentes formas com que Cristo se apresentara desde o início do retiro; na terça-feira de carnaval, os presentes assistiram o testemunho do jovem Lucas que esteve em missão na Amazônia e ao fim, todos foram enviados a serem missão, a partilharem suas vidas com todos e em todos os lugares.

Nas celebrações, o pároco da cidade, Padre Nivaldo Barbosa era enfático ao motivar os presentes a perceberem que ser cristão, não é apenas rezar muito na Igreja, mas é também sair em missão, é viver a experiência do encontro, e partir dessa proximidade como as pessoas, sente-se a presença do próprio Cristo. “Não podemos relativizar o encontro com Cristo apenas quando o Santíssimo é exposto, e necessário senti-lo como parte de nossas vidas, como presença nas pessoas” complementa ele.

Ao celebrar o carnaval podemos viver a experiência de encontro com o cristo, seja no outro, na oração, na Eucaristia, na alegria de estar junto; assim o fizemos, viemos celebrar o carnaval como discípulos que ao se encontrarem com Cristo se tornam amigos e não apenas servos, e através desta bela amizade fomos enviados ao mundo” ressalta Lucas Ferro, Coordenador Estadual da POPF/JM.


Com nossas orações, agradecemos a paróquia acolhedora, a Juventude Missionária APF, ao pessoal que efetivamente viveram o tema do retiro lá na cozinha dedicando-se para que todos se alimentassem bem, a cada participante e amigo que colaborou para que essa tão bela experiência acontecesse. Assim todos aguardamos ansiosos ao próximo, e enquanto isso vamos vivendo a alegria de ser jovens missionários, praticando o serviço ao outro, percebendo que nossas vidas só tem sentido quando a doamos em favor do outro.

Comentários