Realizado 1º Sudestão da Juventude Missionária


Representantes da Juventude Missionária (JM) da macro região Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), estiveram reunidos no último fim de semana, 14 a 16 de novembro, na cidade de Contagem (MG) no o 1º Sudestão da JM. O encontro teve por objetivo animar e reafirmar o carisma da JM em toda a região.

Coube ao Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli, a assessoria do encontro. Em pauta, foi abordado a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho).

Durante todo o encontro foi reafirmado que os grupos da JM devem viver o carisma além-fronteiras, respeitando a metodologia das quatro áreas integradas. Ainda, foi reforçado que, durante os encontros, devem ser utilizadas músicas e orações missionárias. Foi lembrado da necessidade de reforçar a consciência de todos que o grupo de JM pertence a Obra da Propagação da Fé e trabalha em comunhão com a Igreja.

Preparando as comemorações dos 10 anos de articulação da Juventude Missionária no Brasil, que será celebrado em 2015, os participantes foram separados em grupos, para preparar sugestões de roteiros de encontros a serem trabalhados com toda JM do Brasil. A coordenação nacional da Obra da Propagação da Fé estará preparando esse material que será disponibilizado no próximo ano.

Após os trabalhos em grupo, os jovens rezaram o terço missionário fazendo orações por todo o mundo. A noite, foi feito momento de testemunhos missionários dos jovens e assessores presentes no encontro.

O domingo iniciou com a Celebração da Palavra presidida por Cesar Campos, secretário do COMIRE do Estado de SP. No fechamento do encontro, Guilherme Cavalli, comentou sobre o Estatuto da JM, que em breve será apresentado à todos os grupos do país.


O Sudestão foi encerrado com o envio de todos os representantes à seus Estados. Durante o envio foi ressaltado o compromisso de cada membro na animação missionária em seus estados e dioceses.

Comentários