JM do Piauí realiza encontro para lideranças juvenis


No último final de semana as coordenações de grupos da Juventude Missionária (JM) do Piauí se reuniram em Teresina para o Encontro de Lideranças da Juventude Missionária (ELJUMI). A formação teve como tema “Missão a luz da palavra de Deus” e motivou os 40 jovens presentes a discernir seu discipulado a partir da Boa Nova do Evangelho.

Entre os participantes estavam o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), Guilherme Cavalli, o coordenador diocesano da JM, irmão Marciano Silva, o coordenador da JM do Rio Grande do Sul, Michel Freitas, além da coordenação da JM do Piauí representada por Camila Fernandes.

Na abertura dos trabalhos, Camila Fernandes destacou a importância dos grupos estarem constantemente reafirmando sua convicção missionária. “A missão depende do trabalho de cada um de nós. É um chamado urgente para ser vivido nos nossos grupos de base para assim estarmos em estado permanente de missão”, comentou a coordenadora.


Como estudo do seguimento à pessoa do Nazareno, irmão Marciano Silva conversou com os jovens sobre o conhecimento de Jesus histórico, de seu contexto e realidade onde viveu. “Precisamos compreender que Jesus não é um mágico e que Deus não se esquivou da humanidade do povo. Jesus era por excelência humano”, ressaltou o irmão marista. Durante a tarde do sábado, Michel Freitas trouxe o estudo das Bem-aventuranças (Mt 5, 1-13) como prática da Leitura Orante. “Com a meditação da Palavra, a Leitura Orante fala ao nosso íntimo e faz brotar em nosso coração uma resposta de amor a Deus no trabalho pela humanidade. Essa é a importância da leitura popular da Bíblia: enraizar o Evangelho”, comentou.

Segundo o secretário nacional da POPF, “somos missionários para agir em unidade com nossas comunidades e não isoladamente, como novas seitas. Pela vida em comunidade recebemos o chamado de trabalhar contra as escravidões modernas e levar a esperança do Evangelho com alegria”, afirmou Guilherme Cavalli. “É preciso assumir a postura de saída de uma forma sensível para estar próximo de quem mais necessita. Precisamos tirar da cruz os crucificados na história”.

O fim do encontro foi marcado pelo envio missionário dos participantes onde todos receberam uma pomba branca como sinal de esperança, justiça e paz.

Comunicação JM no Piauí

Comentários