Juventude Missionária do Rio Grande do Norte promove formação sobre a Identidade Missionária


Com o objetivo de fortalecer a caminhada missionária dos jovens, a Juventude Missionária (JM) do Rio Grande do Norte promoveu, nos dias 11 e 12 de outubro, o Encontro de Líderes da JM. A formação contou com a presença do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli, e teve como tema a Identidade do Jovem Missionário.

Participaram 34 jovens vindos das três dioceses do estado, Mossoró, Caicó e a arquidiocese de Natal. Também estiveram presente no as Famílias Missionárias que auxiliaram os jovens a refletirem a espiritualidade a partir Leitura Orante da Bíblia.

Para a coordenadora estadual da JM, Maria Josiane da Costa, a característica do encontro foi a partilha de experiências. “A proximidade dos jovens fez com que o encontro ganhasse um clima familiar. Além do mais, esse ELJUMI foi um momento muito importante na história da JM no Estado, porque pela primeira vez se reúnem as três dioceses”, ressaltou Josiane. “Com certeza o objetivo do encontro foi alcançado, pois os jovens demostraram bastante entusiasmo e segurança com relação ao desejo de fortalecer as bases do grupo no carisma e espiritualidade da JM”, comentou alegre a coordenadora.

A programação seguiu a metodologia das quatro áreas integradas e iniciou pela partilha das realidades missionárias dos grupos, suas atividades, bem como as dificuldades vivenciadas. A formação sobre a Espiritualidade Missionária foi realizada através de oficinas onde os jovens prepararam roteiros de encontros na metodologia das Obras Missionárias. Para reforçar a solidariedade concreta, Guilherme Cavalli lembrou a importância em viver a solidariedade, o sacrifício e a oração. “Precisamos respeitar e cumprir o tripé da Juventude Missionária. Se apenas rezamos, acabamos nos embriagando por uma fé que não olha o mundo como interlocutor da Boa Nova”, lembrou o jovem secretário. “Isso acontece também quando não vivemos o sacrifício e a solidariedade concreta com os cofrinhos missionários”.


Como sinal do trabalho em conjunto entre Obras Missionárias no estado, o coordenador estadual da Infância e Adolescência Missionária, Gerdson Nascimento, trouxe a experiência da IAM do estado na animação das paróquias. Após a fala de Gerdson, cada diocese se reuniu para avaliar o encontro e traçar planos de ação. Os compromissos assumidos pelos coordenadores e assessores dos grupos foram: a concretização do cofrinho missionário onde ainda não se vive; assumir a metodologia das quatro áreas integradas nos grupos que ainda não conseguia vivenciar; realizar formação a nível diocesano e buscar mais integração entre as Obras da IAM e JM.

Para auxiliar a coordenadora estadual, Maria Josiane, formou-se uma equipe que irá assumir os trabalhos como coordenações diocesanas. Entre os membros estão: Gésio de Moura, Diego Rêgo e Adenilson Gomes - representantes da arquidiocese de Natal; Juciane Chianca - representando a diocese de Caicó e Gerdson Nascimento e Clarice Rocha - representando a diocese de Mossoró.

Comunicação JM no Rio Grande do Norte.

Comentários