Dioceses do sertão de Pernambuco articulam atividades da Juventude Missionária


Com intuito de ter uma “Igreja em estado permanente de missão”, a equipe de articulação da Juventude Missionária (JM) de Pernambuco vem intensificando a apresentação do perfil e carisma dos jovens missionários animados pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) nas dioceses do estado.

Entre os dias 22 a 24 de agosto o jovem Jadson Bezerra, membro da equipe de articulação da JM, visitou a diocese de Pesqueira com intuito de divulgar as atividades da JM. Na sexta-feira, dia 22, os membros do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) se reuniram para avaliação do 1º Congresso Diocesano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e encaminhamentos da Escola Missionária Diocesana. Na manhã do sábado, o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) se reuniu para planejamento das atividades. Na ocasião, dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, o bispo de Pesqueira expressou o desejo de que todas as paróquias tenham grupos de JM e de IAM, para poder verdadeiramente ter uma ‘Igreja inteiramente missionária’.

No mesmo dia foi criado o primeiro grupo de JM na cidade de Pesqueira, fruto de uma articulação do padre Samuel Briano com os adolescentes da IAM da Paróquia Cristo Rei. Para encerrar as atividades, na manhã do domingo, dois momentos fortes marcaram a visita. Na cidade de Pesqueira um grupo de cerca de 30 jovens reuniu-se para conhecer as atividades da JM, e, na cidade de Arcoverde os representantes da juventude da diocese, que compõem o Setor Juventude, também tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia e o carisma da JM. O convite foi feito pelo padre Jailson José da Silva, articulador do Setor Juventude.


Afogados da Ingazeira
Na semana seguinte outra articulação semelhante foi realizada na diocese de Afogados da Ingazeira. Com a participação da Theony Santos, membro do Comidi, no 1º Congresso de Assessores da IAM e JM realizado em Recife no mês de fevereiro, surgiu a necessidade de se iniciar uma articulação da JM na diocese. O convite foi feito pelo bispo diocesano, dom Egídio Bisol, e no dia 30 de agosto aconteceu o encontro de apresentação da metodologia e carisma da JM assessorado pelos jovens Jadson Bezerra e César Muniz, membros da equipe de articulação estadual da JM.

A cidade de Triunfo acolheu o encontro de articulação que contou com 34 jovens, sendo a maioria deles já participantes das atividades da IAM. A primeira parte do encontro foi conduzida por César Muniz que apresentou uma reflexão sobre a missão inspirada no livro “A Vida é Missão” do padre Luís Mosconi. O jovem Jadson Bezerra continuou a reflexão apresentado as quatro Obras Pontifícias e concluiu com a apresentação da história, carisma e perfil do jovem missionário. Dom Egídio Bisol destacou a importância de realização do encontro como primeiro passo para a articulação das atividades da JM na Diocese.

Nas duas ocasiões, a equipe de articulação da JM convidou representantes das dioceses para participar do encontro estadual de formação da JM que acontecerá na diocese de Garanhuns entre os dias 26 e 28 de setembro com assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, o jovem Guilherme Cavalli.

Informações, JM de Pernambuco.

Comentários