Dioceses do Centro Oeste promovem intercâmbio da Juventude Missionária


A Juventude Missionária (JM) da diocese de São Luís de Montes Belos (GO) recebeu nos dias 12 a 14 de setembro jovens da arquidiocese de Brasília (DF) e da diocese de Jataí (GO) para um intercâmbio missionário. Participaram cerca de 80 jovens que ao longo da programação trocaram experiências e fizeram visitas missionárias em bairros da cidade. Os jovens visitantes foram acolhidos pelas famílias São Luís de Montes Belos.

O intercâmbio abriu na sexta-feira, com um momento de espiritualidade através do Terço Missionário da JM, no Centro de Treinamento Casa São Paulo.

O envio dos jovens para a missão, no sábado pela manhã foi feito com uma Celebração da Palavra conduzida pelo padre Carlos Arantes, assessor diocesano da JM e IAM e padre Melquíades, religioso passionista e pároco da paróquia Santa Cruz. Ao retornarem os jovens partilharam as experiências vividas durante as visitas realizadas em uma região da cidade.


A programação incluiu ainda o estudo do tema da Campanha Missionária 2014 “Missão para libertar” que foca na questão do Tráfico Humano. Os jovens assistiram a três testemunhos missionários do DVD da Campanha. Em seguida, o grupo foi para outro setor da cidade, a Vila Quininha, onde visitaram as casas das famílias. Trata-se de um bairro afastado da cidade com alto índice de violência e criminalidade.

Na noite cultural, os jovens anfitriões fizeram apresentações de teatro e organizaram um “Lual”. Houve ainda uma gincana envolvendo todos os jovens que, em grupos representavam os cinco continentes. Ganhou a gincana o continente da Ásia.

No domingo, os jovens participaram da missa na catedral São Luís Gonzaga. Ao retornarem para o local do encontro ouviram o testemunho missionário do padre Leandro, que passou um ano em Santarém e em Belém do Pará ajudando as comunidades ribeirinhas da Região Amazônica. Muitos jovens se emocionaram com a realidade dos povos ribeirinhos o que despertou o ardor missionário.

Maria Darcilá Rodrigues
Coordenadora da JM – Província de Goiânia
Representante da JM – Macrorregião Centro Oeste

Comentários