Juventude Missionária do Paraná realiza encontro estadual


A Juventude Missionária do estado do Paraná realizou no último final de semana, dias 15 a 17, o seu 4º Encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI). A reunião que aconteceu na cidade de Umuarama contou com a participação de 60 jovens de sete dioceses paranaenses: Ponta Grossa, Londrina, Jacarezinho, Toledo, Maringá, Campo Mourão e Umuarama.

Assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli, o encontro teve como tema a exortação apostólica Evangelii Gaudium. “Despertar a alegria na juventude é avivá-la para a esperança. Se temos experiências alegres, devemos comunicá-las. A Boa Nova cativa e liberta, por isso somos chamados, enquanto Juventude Missionária, a promover a vida, a partir da alegria que é Jesus Cristo”, lembrou o jovem secretário. “Isso nos fará ter ‘cheiro de ovelha’ e a trabalhar ainda mais pela Igreja Jovem e Missionária”.

Para o coordenador estadual da JM, João Guilherme de Mello Simão, “o que refletimos nesse final de semana nos faz compreender que o Evangelho nos coloca em atitude de diálogo com o mundo. Assim, é necessário assumirmos uma postura de abertura para entender o global, mas sem perder a ótica profética que está atenta e sensível à realidade”, comenta. “Isto nos desperta para uma pastoral decididamente missionária que acolhe, vai ao encontro, sai das estruturas, que está inserida em meio aos pobres e marginalizados, os queridos de Deus. Nossa opção missionária deve ser capaz de transformar!”.

Além da formação, o encontrou foi momento de ouvir os jovens e de forma dinâmica, refletir sobre a espiritualidade missionária através de músicas e brincadeiras. Na noite do sábado, houve um momento de confraternização e intercâmbio de iniciativas vividas pelos grupos em suas realidades. Em seguida, o grupo se dirigiu à paróquia para participar com os jovens da diocese do “Gaudium Life”. O luau que contou com a participação de aproximadamente 600 jovens, foi organizado pela equipe diocesana das Santas Missões Populares com o objetivo de celebrar a vida da juventude em missão.


No domingo, após a celebração Eucarística com a comunidade, o encontro seguiu com uma avaliação, onde foram apontadas luzes e sombras na caminhada. João Guilherme aproveitou para oficializar a jovem Geovana Mendes, da diocese de Umuarama, como nova coordenadora estadual. No envio missionário, além dos jovens que participaram do encontro, aproveitou-se também para enviar em missão os jovens Bruno Meyer, da diocese de Ponta Grossa, e Geovana Mendes, de Umuarama, para a missão na Amazônia. A experiência será realizada em dezembro e é promovida pela CNBB em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias.

Comentários