Em atividade nas Santas Missões Populares, JM de Nova Venécia realiza visitas missionárias


Neste domingo, dia 22, a Juventude Missionária (JM) da paróquia de Nova Venécia (ES), realizou o primeiro trabalho missionário na comunidade Santa Emilie. As atividades serão desenvolvidas na comunidade durante seis meses, com visitas a cada 30 dias.

A comunidade está com três anos de existência e foi fundada pelas Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, as Irmãs Azuis, como são conhecidas, cuja fundadora foi Santa Emilie de Villeneuve. Ela está inserida em um bairro novo da cidade, onde vivem atualmente cerca de 200 crianças e adolescentes, com idades de até 14 anos. Muitos desses meninos e meninas estão em situação de vulnerabilidade social, bem como os jovens que vivem no local.

Para acompanhar mais de perto essa situação e realizar um mapeamento das crianças, adolescentes e jovens que residem em Santa Emilie, três grupos visitaram 38 casas neste primeiro mês de atividades. Nas casas que haviam crianças e adolescentes, estes eram convidados a irem até a igreja da comunidade, onde estava acontecendo um encontro da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

O objetivo do convite é para que conheçam o trabalho realizado pela IAM e também pela JM, para que se engajem em algum desses grupos, ou até mesmo criem grupos na própria comunidade. Enquanto não existem grupos de JM, os jovens que já estão engajados na comunidade são convidados a participar das visitas para que conheçam o trabalho e que sintam um despertar para a missão.

A realização das visitas ainda compila informações sobre a situação da comunidade, das crianças, adolescentes e jovens que vivem no local, bem como informações sobre mulheres grávidas, participantes ou não da catequese, sacramentos, entre outras. Essas informações serão passadas para as pastorais da igreja, para que juntas possam atuar na comunidade.

Outras comunidades
Depois de um primeiro momento, quando todas as famílias forem visitadas e quando as sementes do carimã da IAM e/ou JM forem plantadas, outra comunidade será escolhida pra receber este trabalho.

Fonte: JM do Espírito Santo

Comentários

MARLON DO BONFIM disse…
NOSSA EXPECTATIVA E LEVAR ADIANTE ESTA NOSSA MISSÃO E DIA 20 DE JULHO TEM MAIS MISSÃO NA SANTA EMILIE.