Encontro reúne equipe responsável pela 1° Missão Jovem na Amazônia


A sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília (DF), acolheu na última quarta-feira, 4, mais um encontro da Equipe responsável pela 1° Missão Jovem na Amazônia. A experiência missionária acontece na primeira quinzena de dezembro deste ano e levará 60 jovens a quatro dioceses da região norte do Brasil: Borba, Coari, Parintins e Roraima.

A iniciativa recebeu quase 3.000 inscrições de todo o Brasil e algumas do exterior. Além de planejar a capacitação dos 60 jovens selecionados para a missão, a Equipe começou a definir estratégias para proporcionar formação missionária ao grande número de jovens que se inscreveram. Esta será feita através de vídeo aulas ministradas por missiólogos, teólogos e historiadores. Além dos módulos sobre Teologia da Missão e Igreja na Amazônia, os jovens contarão com testemunhos missionários que abarcarão vivências com os povos ribeirinhos e indígenas e a dimensão humana do missionário. Dom Roque Paloschi, bispo da diocese de Roraima, padre Estêvão Raschietti, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM) e padre Sávio Corinaldesi, secretário nacional da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, serão alguns dos formadores.

A formação dos jovens que irão à missão contará também com momentos práticos a serem vividos em suas comunidades de base. Junto aos três módulos: Teologia da Missão; Missão na Amazônia; O Missionário, o processo formativo terá roteiros de encontros a serem vivenciados nas paroquiais.

Para o secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e membro da equipe, Guilherme Cavalli, uma das propostas, tanto para os jovens selecionados quanto para os inscritos é a sua participação nos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) e animação em suas dioceses e paróquias, da Campanha Missionária que ocorre em todo Brasil no mês de outubro. “Essa é uma das maneiras de se inserir na caminhada missionária da própria diocese e vivenciar experiências de missão na realidade de Igreja particular”, afirmou.

Estiveram presentes na reunião os quatro jovens representantes das macrorregiões do país, Érica Julia, Lucas Ferro Brito, Renato Souza e Jamile Cavalcante. Participaram também o padre Marcelo Gualberto, coordenador do Comire (Regional Centro Oeste), os assessores das comissões episcopais da CNBB que envolvem a animação missionária e a Amazônia, padre Sidnei Ferreira, irmã Dirce Gomes e irmã Irene Lopes, e o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli.


FONTE: POM - 06/06/2014

Comentários