quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Decreto Ad Gentes é Objeto de Estudo na Pastoral Biblico Catequética da Diocese de Penedo (AL)


Nos dias 13 e 14 de dezembro, realizou-se o último Encontro Diocesano de Catequese do ano, que em sintonia com os anteriores de 2013, traziam Documentos do Vaticano II como objeto de estudo. Neste trabalhou-se o Decreto  "Ad Gentes", ultimo do Vaticano II, que trata da responsabilidade Missionária da Igreja além fronteiras.

Para apresentação e reflexão do Decreto contou-se com a assessoria do Coordenador Estadual da Juventude Missionária, Lucas Ferro, que buscou atrelar as proposições e orientações do Drecreto em uma perspectiva catequética.

Somando a formação o Jovem Missionário utilizou discussões e informações pós Ad Gentes como o "Congresso Missionário Americano" e o Pronunciamento do Sumo Pontífice "Evangelli Gaudium", que trazem pistas necessárias para uma formação catequética missionária funcional.

Em todos os materiais utilizados sempre retomava o Mandato Missionário "Ide Fazei Discípulos todos os povos" (Mt28,19)  que nos envia enquanto discípulos missionários ao encontro do outro, para partilhar o amor salvífico de Cristo. Após ir, devemos seguir "ensinando-os todas as coisas que o senhor nos tem mandado" (Mt 28,20) ressaltando a dimensão catequética, que está interligada a missão.

Para Lucas Ferro "trabalhar uma cetequese missionária é  uma das necessidades para construir uma igreja em bases sólidas, se fazendo extremamente necessários estimular o catequisando não apenas a viver sacramentos, mas principalmente viver o amor de Cristo o partilhando com todas as pessoas".

Coordenação JM Diocese de Penedo


Nenhum comentário: