Obra da Infância e Adolescência Missionária planeja atividades para 2014


A 18ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), encerrou neste domingo, 8, com o planejamento das atividades para 2014. O Encontro que acontece todos os anos em Brasília, reuniu desde quinta-feira, 5, todos os coordenadores dos estados do Brasil para avaliar as atividades e discutir futuros trabalhos. Na Festa da Imaculada Conceição de Maria, o domingo iniciou com a missa presidida pelo secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Stainer que destacou a importância de se trabalhar o espírito missionário nas crianças e adolescentes. Dom Leonardo citou Maria como referência na Missão e agradeceu pela dedicação da Infância e Adolescência Missionária na evangelização.

O planejamento para 2014 destacou como principais atividades, o 1º Congresso Americano da IAM a realizar-se nos dias 23 a 25 de maio em Aparecida (SP) e a 2ª Jornada Nacional da IAM celebrada em todas as dioceses no dia 25 de maio, em sintonia com o Congresso. Outra atividade da Obra são os Encontros de Formação para assessores e coordenadores que acontecem ao longo do ano nos estados do Brasil.

1º Congresso Americano da IAM
O evento continental pretende reunir cerca de 700 assessores e coordenadores do Brasil e das Américas. A assembleia definiu a distribuição das vagas para cada estado segundo o número de dioceses. Para participar o assessor deve ter pelo menos dois anos de caminhada e idade mínima de 18 anos. O Brasil participa com 500 pessoas sendo que as vagas restantes serão preenchidas pelos estrangeiros. O tema central do Congresso é: “IAM da América a serviço da missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14).

Finalizamos os trabalhos da Assembleia com a sensação de dever cumprido, pois de forma serena conseguimos avaliar os trabalhos de 2013, estudar temas relacionados à Obra, rezar a nossa espiritualidade missionária, trocar experiências, confraternizar com os missionários estrangeiros que trabalharão no Brasil e realizam o curso de inserção no Centro Cultural Missionário”, destaca padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM. “Realizamos ainda o planejamento para 2014 com a finalização das atividades do Ano da IAM no Brasil e a realização do 1º Congresso Americano da IAM para assessores. Louvo e agradeço a Deus pelas conquistas coletivas que geraram um crescimento na fé. Ao mesmo tempo fica a esperança de continuarmos servindo cada vez mais a nossa igreja”, complementa padre André.

Segundo o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, “foram três dias intensos de trabalhos, seja nas reflexões, partilhas, espiritualidade e encaminhamentos. Foi bom ver a presença de 10 pessoas novas, isto significa uma renovação nas coordenações estaduais. Nota-se um grande empenho, muito serviço e dedicação. Os coordenadores estaduais são a força que faz acontecer a missão entre as crianças e adolescentes”, avalia o diretor.

Jaime C. Patias
FONTE: POM - 09/12/2013

Veja mais informações:
Começa a 18ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária
Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária reflete sobre espiritualidade
Assembleia da IAM: “Missão sem liturgia é publicidade”, diz liturgista

Comentários