Regional Nordeste 3 da CNBB realiza Assembleia da IAM e JM


A Infância, Adolescência e Juventude Missionária do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) realizaram neste fim de semana, dias 15 a 17 de novembro, a sua Assembleia anual. O encontro reuniu no Instituto Frei Ludovico em Salvador (BA), representantes da IAM e JM das dioceses de Juazeiro, Barra, Jequié, Caitité, Estância, Aracajú e arquidiocese de Salvador.

Padre Antônio Niemiec, CSsR, coordenador do Conselho Missionário Regional (Nordeste 3) concebe a Assembleia como um tempo de graça. “Os participantes, vindos de diversas dioceses reúnem-se para partilhar e avaliar a caminhada missionária, seus desafios e conquistas ao longo do ano que termina. Na oportunidade, apresentam também as propostas e fazem o planejamento para o próximo ano, na perspectiva de dinamizar a animação missionária no Regional, no que se refere à IAM e JM. A assembleia é, também um momento oportuno para o aprofundamento do espírito de comunidade, conhecimento mútuo, colaboração e amizade que nos ajuda a agrupar nossas forças e colocá-las à disposição do Senhor. O encontro nos ajuda a romper as distâncias geográficas traz conhecimento sobre as diversas realidades que compõem o nosso regional”, explica o coordenador e complementa. “Esperamos que as reflexões, os trabalhos e projetos surgidos nesta assembleia favoreçam o trabalho missionário em nossas comunidades, paróquias, dioceses e no nosso regional, partindo principalmente da necessidade de aplicar à prática o que está apontado nas teorias”.

O aspecto formativo esteve a cargo do padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM que passou várias orientações para o trabalho de coordenação estadual e diocesana. Padre André falou ainda sobre o 1º Congresso Americano da IAM a realizar-se no mês de maio de 2014, em Aparecida (SP).

Além da formação, a programação contemplou momentos de avaliação, planejamento, partilha, troca de experiências. Pontos altos foram o Terço Missionário e Santa Missa.

Ana Maria de Castro Santos, coordenadora estadual da IAM na Bahia destaca o empenho para “fortalecer o espírito missionário nas dioceses que já trabalham com a IAM e a JM e a expansão das atividades nas demais dioceses a partir do trabalho iniciado pelo Comire neste ano”.

A coordenadora estadual da JM em Sergipe, Fernanda Rodrigues Santana, sublinha a importância da Assembleia para a JM. “É um momento de formação, partilha e troca de experiências dos grupos da IAJM dos estados da Bahia e Sergipe. Temos oportunidade também de avaliar a caminhada e propagar o calendário para 2014, sendo este um espaço para firmarmos uma identidade a nível regional”, avalia.

A Assembleia proporciona uma visão ampla da realidade em cada diocese favorecendo uma reflexão sobre os rumos a serem tomados. Viabiliza um trabalho que concretize as Obras Pontifícias em nossas comunidades e reanima as coordenações a caminharem cada vez mais unidas”, comenta Maria da Piedade Souza Rodrigues, coordenadora diocesana da IAM em Estância.

Para Irmã Maria Oliva Cotia dos Santos, coordenadora estadual da IAM em Sergipe, a Assembleia proporciona uma interação entre os estados do Regional, em suas várias realidades. “Nela nos sentimos família de braços abertos que acolhe as joias vivenciadas durante o ano. Sergipe é feliz porque mesmo sendo tão pequeno pode partilhar as maravilhas que Deus realiza na vida de cada pequeno e grande missionário”, afirma a religiosa.

FONTE: POM - 18/11/2013

Comentários