Piauí realiza Encontro de Líderes da Juventude Missionária


A Diocese de Campo Maior (PI) acolheu neste fim de semana, dos dias 18 a 20, o encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI) do Regional Nordeste IV. A formação reuniu no Centro Diocesano de Campo Maior 48 lideranças das Dioceses de Campo Maior (com presença de cinco paróquias) e Teresina (com presença de três paróquias). 

A abertura do encontro foi feita por Dom Eduardo Zielski, bispo referencial da Dimensão Missionária no Estado, e da coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE) Nordeste IV, Maria José. O Bispo lembrou da importância dos jovens estarem unidos na perseverança de sermos sempre missionários e de estarmos unidos na Fé.

O encontro contou ainda com a assessoria do Secretário Nacional da Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto, que abordou temas como, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a metodologia de trabalho da Juventude Missionária (JM), a Campanha Missionária e o CAM 4 / COMLA9, que será realizado no próximo mês na Venezuela.

A programação incluiu ainda momentos de interação, espiritualidade, através do Terço Missionário, e a noite cultural, que não faltou o forró tradicional, quadrilha, brincadeiras e apresentação da dança do Folclore do Piauí, que comemorava os seus 191 anos.


No encerramento do dia 20, todos participaram da missa na Catedral Santo Antônio, celebrada pelo Bispo Dom Eduardo Zielski e co-celebrada pelos padres Marcelo Gualberto e Marcos, da Diocese de Campo Maior.

"Com o fervor missionário renovado através da Eucaristia e dos dias de formação vivemos o Dia Mundial das Missões com alegria e com entusiasmo de sermos Jovens Missionários sempre solidários", afirmou José Lopes, coordenador diocesano da JM em Teresina. 

A coordenadora estadual da JM, Camila Fernandes, espera que a consciência missionária se intensifique nas dioceses. "Que a JM seja organizada com o compromisso absoluto para que se possa ampliar cada vez mais as implantações da JM e formações missionárias dentro do Estado".


Comentários

JOSE LOPES disse…
Que venha outros ELJUMI, e mais jovens se conscientize que ao ser batizado é chamado a missão, pois todo coração com Jesus Cristo, é um coração missionário e todo coração sem Jesus Cristo é um campo missionário.
" JUVENTUDE MISSIONÁRIA, SEMPRE SOLIDÁRIA."
Anônimo disse…
O encontro da JM no ELJUMI foi bastante proveitoso para os jovens da comunidade Nossa Senhora de Fatima, pois eles voltaram com mais ardor e disponibilidade para MISSÃO.

ELIANE MAURA (ASSESSORA)