Dioceses do Maranhão realizam encontro Regional de formação para assessores da IAM e JM


O Regional Nordeste V da CNBB (estado do Maranhão) realizou, nos dias 4 a 6 de outubro, mais um encontro de formação para assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM). A iniciativa reuniu, no Centro de Formação dos Missionários Combonianos, em São Luís (MA), 72 pessoas das dioceses de São Luís, Caxias, Bacabal, Viana, Brejo, Pinheiro, Coroatá e Grajaú.

Na ocasião, o secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, refletiu sobre temas como, o Ano da IAM no Brasil, IAM da América a serviço da missão, Metodologia da IAM, Campanha Missionária 2013, comunicação missionária e o rosto da IAM e JM no Regional Nordeste V.

Na minha diocese de Bacabal estamos realizando algumas tarefas em comemoração ao ano da IAM, estamos fazendo a peregrinação das imagens dos padroeiros em todas as paróquias que tem as obras da IAM e JM”, explica Ana Cleres Silva dos Santos, coordenadora diocesana da IAM em Bacabal.


A programação dedicou espaço para refletir sobre a preparação do 1º Congresso Americano da IAM a realizar-se em Aparecida (SP), de 23 a 25 de maio de 2014.

“Espero que este Congresso desperte no Brasil e na América o desejo da missão permanente, principalmente na obra da IAM através da criação de novos grupos e fortalecendo os grupos existentes”, destaca Jairly Constantino da Silva, coordenadora diocesana da IAM em Coroatá.

Liebert Douglas Tavares Bezerra, coordenador estadual da JM explica que, no Maranhão hoje, existem grupos em seis das doze dioceses. “As lideranças da JM estão inseridas nos Conselhos Missionários Regional (Comire), diocesanos (Comidi) e paroquiais (Comipa), além do Setor juventude. Mantém ainda parecerias importantes e articuladas com a IAM, a catequese, a Pastoral Familiar e com as Famílias Missionárias. Para o processo de implantação nas dioceses, estão sendo feitos encontros nível I, e outro encontro a nível regional, com a presença de todas as dioceses que tem a JM”.

A coordenadora estadual da IAM, Raquel Almeida, por sua vez, salienta que “a IAM é a base para toda a vivência missionária até nos tornarmos almas missionárias”.

FONTE: POM - 08/10/2013

Comentários