Diocese de Tocantinópolis (TO) promove Encontro da Juventude e Adolescência Missionária


O Centro de Treinamento de Lideranças Padre Josimo, na cidade de Tocantinópolis (TO) acolheu, nos dias 20 a 22 de setembro, mais um Encontro da Juventude e Adolescência Missionária (EDJAM). A formação contou com a participação de 110 jovens e adolescentes de diversas paróquias da diocese de Tocantinópolis e teve como tema: “A Juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade”, e lema: “Ide e fazei discípulos entre as nações” (Mt 28,19).

Os trabalhos iniciaram com a acolhida e o Terço Missionário rezado com a criatividade. Na manhã do sábado, depois da leitura orante da Palavra, que incluiu a adoração ao Santíssimo Sacramento, foram apresentados o tema e lema do encontro, respectivamente pelo assessor diocesano da dimensão missionária, o seminarista Leandro Pereira da Silva e pelo bispo diocesano, dom Giovane Pereira de Melo. As reflexões foram aprofundadas por trabalhos em grupos e uma plenária. Ganhou destaque a alegria dos jovens e adolescentes e o compromisso da realização de um trabalho de missão permanente nas paróquias.


A programação incluiu ainda, uma visita à Casa da Divina Providência, abrigo de idosos, onde houve celebração Eucarística junto aos anciões. “Foi um momento forte para os nossos adolescentes e jovens que tiveram contato com uma realidade de pessoas idosas que são abandonadas pelos seus familiares”, comenta Leonardo Pereira da Silva. “Nesse momento de missão, renovamos a nossa fé no Deus da vida e o compromisso de sermos portadores do amor à vida, cuidando uns dos outros, sobretudo dos mais necessitados”.

Entre as atividades, os jovens e adolescentes realizaram uma partilha sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), com testemunhos e apresentações de fotos e vídeos, seguidos de um momento de confraternização.

No domingo cedo aconteceu uma caminhada da Ressurreição até a beira do rio, cantando e anunciando com a alegria que “Cristo Ressuscitou e vive em nossos corações para sempre!” Ainda na beira rio celebrou-se o louvor da manhã com a leitura do Evangelho da Ressurreição, cantos, salmos e animação. A Eucaristia foi presidida por dom Giovane, bispo diocesano que apoiou a realização do encontro. A iniciativa também o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Como última atividade houve uma troca de ideias sobre a dimensão missionária, avaliação sobre o que já foi realizado (missão de férias), apresentação dos projetos para os últimos meses do ano (missão escolar, semana missionária em outubro) e programação para o ano de 2014 (missão de férias, missão escolar e missão pascal).

Com informações da JM de Tocantinópolis (TO).

Comentários

Muito bom estar reunidos com jovens de Cristo nenste encontro. A Juventude Missionaria da Comunidade Santa Terezinha se alegra em ter participado.
Unidos em Cristo alcançaremos o Céu! Jovens missionários, sempre solidários!!!