terça-feira, 27 de agosto de 2013

JM realiza missão em comunidade rural


Na longa caminhada rumo as visitas, cantando sob um forte calor, muita estrada de barro, grande distância a ser percorrida e um bom cansaço, mas com demasiada disposição para anunciar a Palavra de Deus em cada família visitada, foi assim que a Juventude Missionária (JM) da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Patos (Paraíba), partiu e realizou no último dia 18 de agosto mais uma missão.

A comunidade escolhida para a missão está localizada na área rural próxima a nossa cidade, denominada de Comunidade Conceição de Baixo. Nos primeiros contatos, percebemos uma comunidade um pouco carente de bens materiais, mas riquíssima da graça de Deus, católica e extremamente acolhedora para com os missionários.

Durante a missão, pela extensão da área rural, as casas ficavam muito distantes uma das outras, isso requereu um esforço a mais, a Juventude Missionária foi fragmentada para que todas as famílias pudessem receber a visita dos jovens missionários.

Durante cada visita, mais precisamente pela manhã, eram realizadas a leitura da Palavra, uma breve reflexão sobre a mesma, e uma conversa cordial com as pessoas, ao final eram distribuídas panfletos e realizadas oração por cada família e cada casa visitada. No final da manhã e começo da tarde, ocorreu uma pequena formação bíblica, ministrada pelo Diácono Tadeu, que nos acompanhou em toda a missão.


Durante a tarde, a comunidade foi novamente reunida para a realização de um momento de oração, reflexão e partilha. Em um clima calmo e ameno, e com a sensação de que uma chuva se aproximava para molhar o chão do nosso sertão sedento de chuvas, foi nessa oportunidade, que a Juventude Missionária conjuntamente com o diácono Tadeu, pôde deixar uma mensagem de fé e esperança para cada membro da comunidade que se fez presente.


Ao final, foi realizado um rápido momento de partilha e despedida. Mais uma vez, apesar do cansaço e do sono que nos abatiam, voltamos para casa com o intuito de participarmos da missa de ação de graça por nosso aniversário de três anos, e também com uma certeza: é preciso fazer a voz do Cristo por meio dos jovens ecoar e ecoar cada vez mais por todo o mundo, em cada recanto, em cada pessoa que deseja ouvir com o seu coração as palavras do mestre. Porque é preciso: "Proclamar às nações a sua glória, a todos os povos suas maravilhas."  - Salmo 95.

Nenhum comentário: