Formação Permanente de Líderes da Juventude Missionária


A Casa de Retiro São José Operário, em Ceilândia Sul (DF) acolheu, nos dias 16 a 18 de agosto, um Encontro de Formação Permanente para integrantes da Juventude Missionária (ELJUMI nível II). Assessorou os trabalhos, o padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, responsável pela coordenação da JM. 

Em sintonia com as várias vivências que os jovens tiveram através da Campanha da Fraternidade (CF) e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, os jovens e assessores refletiram sobre a “Missão à Luz da Palavra de Deus”. Para aprofundar a reflexão sobre a missão, sempre focados na Sagrada Escritura, o grupo retomou o tema: “A Missão da Igreja e Doutrina Social”. O estudo mostrou noções de como articular o trabalho da Igreja junto à sociedade. 

Para o trabalho em grupos, os jovens foram organizados por cores dos continentes. Cada grupo ficou com um texto sobre a Doutrina Social e a Missão da Igreja. Em seguida, os grupos trabalharam com o resumo dos Evangelhos e suas ideias de Missão. “Este estudo veio também, para nos questionar enquanto jovens, se estamos lutando por nossos ideais e se temos ideias a seguir”, explica Thais Duarte Queiroz da coordenação da JM na Província Eclesiástica de Brasília (DF). “É importante termos esse sentimento de que podemos fazer a diferença no local onde estamos e não só seguir a corrente”, complementa. 

Na noite do sábado houve uma gincana e a reza do Terço Missionário. O envio missionário e a uma oração especial para os que estão sofrendo com a violência no Egito, encerraram o encontro no domingo (18). 

Participaram da formação 33 pessoas, entre jovens e pais que trabalharam na organização numa parceria entre a diocese Luziânia e arquidiocese de Brasília. 

Com informações da JM da Província de Brasília (DF).


Comentários