#JMJRio2013: Solidariedade marca Semana Missionária entre jovens ligados às POM


A terceira etapa da Semana Missionária se concentrou na ação solidária onde os jovens peregrinos tomaram conhecimento das pastorais e obras sociais nas paróquias. Antes de entrar em contato com essas obras, os jovens ligados à Juventude Missionária (JM) que vivem a Semana Missionária na cidade de São Gonçalo (RJ), a 50 km do Rio de Janeiro, se reuniram na paróquia Nossa Senhora do Amparo - bairro Antonina - para uma missa especial. 

A celebração presidida pelo padre André Small, diretor das POM nos Estados Unidos e concelebrada por diversos padres das POM, reuniu os 100 jovens da JM vindos do Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Porto Rico, Costa Rica, Equador, Guatemala, Nicarágua, Antilhas, Venezuela, Peru, México, Espanha e Angola. Durante a homilia os líderes das delegações partilharam como se organizaram para a JMJ e como estão se sentindo nas atividades da Semana Missionária. Destacaram o esforço para vir ao Rio e a acolhida nas famílias e comunidades. 


A missão nos desinstala, precisamos nos adaptar ao novo como estamos vendo nestes dias ao partilharmos os espaços na convivência com os outros. Podemos nos incomodar com algumas coisas, mas aprendemos a partilhar. Isso é missão”, destacou padre André. 

Morvette Thomas, secretária das POM nas Antilhas, um conjunto de ilhas na América Central, participa com 15 jovens. Para ela está sendo uma experiência única que dará mais força e novos ânimos para o trabalho quando voltar ao seu país. Segundo ela, nas Antilhas, a Igreja procura responder aos desafios da evangelização tendo presente a juventude. 

"O Brasil vos acolhe com os braços aberto como Cristo Redentor. Queremos partilhar com vocês um pouco da nossa pobreza, conforme diz o Documento de Puebla”, disse padre Vidal Cunha, pároco da paróquia Nossa Senhora do Amparo, ao acolher os peregrinos. “Vemos que a Igreja é dinâmica e se estende por toda a terra. Nestes dias, comungamos o mesmo pão juntamente com o papa Francisco para proclamarmos a experiência do Evangelho partilhado”. 

Padre Carlos Eduardo, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, quando era seminarista fez uma experiência missionária no estado de Rondônia e disse que hoje, todos os seminaristas da arquidiocese de Niterói, antes de serem ordenados passam um tempo em missão fora da diocese. No momento, a arquidiocese mantém uma equipe na Amazônia que inclui padres, leigos e seminaristas. Para ele, essa etapa é importante para criar sensibilidade missionária no clero. 


De volta à paróquia Sagrado Coração de Jesus os jovens conheceram o projeto Obra do Berço, a Pastoral da Sobriedade, o trabalho dos Vicentinos, do Grupo Servir e a Pastoral da Criança, que conta com uma Equipe de 13 lideras. A coordenadora Deize Regina Peclat, explica que a Equipe acompanha no momento 23 crianças com suas famílias. “Muitas crianças vivem em situação de risco com os pais dependentes químicos, alguns com HIV/Aids e vivendo em situações precárias”, explica. “Procuramos olhar a vida como um todo integrado para buscar o melhor conforme a metodologia e a espiritualidade da Pastoral”.

À tarde os peregrinos visitaram o orfanato Pró-criança e o Albergue da Misericórdia, duas obras fundadas pelo padre holandês Antônio Revers, missionário do Sagrado Coração de Jesus, ligadas à paróquia São Pedro de Alcântara em São Gonçalo.

Segundo padre Marcelo Gualberto Monteiro, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, a Semana Missionária com jovens da Juventude Missionária provenientes de vários países começou a ser organizada desde 2011, após a JMJ de Madrid. “Aqui estamos nestas duas paróquias vivendo esse belo momento. A JM do Brasil está nas suas dioceses recebendo os peregrinos estrangeiros. Mas na próxima semana (dias 23 a 28) estarão em Niterói na Sede Missionária onde já tem um grupo preparando as atividades para mostrar um pouco a missão pelo mundo”, recordou. 

A Sede Missionária abre no dia 23 no Museu Solar do Jambeiro em Niterói (RJ). O espaço incluirá um Encontro Internacional da Juventude Missionária; Exposição "Maria Mãe de todos os Povos”; Exposição "Por uma Igreja toda Missionária"; Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária. Ao mesmo tempo, as POM também estarão presentes na Feira Vocacional na Quinta da Boa Vista (Confira programação).

A Semana Missionária realizada em várias dioceses do Brasil em preparação à JMJ encerra suas atividades neste sábado (20). Com isso, os peregrinos se dirigem ao Rio de Janeiro para a JMJ que acontece entre os dias 23 a 28, com a presença do papa Francisco que chega ao Brasil nesta segunda-feira (22).

Confira as fotos da Semana Missionárias das POM em nossa página do facebook. Clique aqui.

FONTE: POM - 20/07/2013

Comentários