#JMJRio2013: Obras sociais fazem parte do roteiro da Semana Missionária


Na tarde desta sexta-feira, 19, os jovens peregrinos ligados à Juventude Missionária (JM) que participam da Semana Missionária na cidade de São Gonçalo (RJ), visitaram o orfanato Pró-Criança e o Albergue da Misericórdia, obras sociais da paróquia São Pedro de Alcântara fundadas em 1995 pelo padre holandês Antônio Revers, missionário do Sagrado Coração de Jesus.

A vista fez parte da última etapa na programação da Semana Missionária quanto os jovens peregrinos tomaram conhecimento de projetos de solidariedade e das pastorais sociais nas paróquias.

A ação social Pró-Criança tem por objetivo assistir, através de atividades religiosas, educacionais crianças carentes de 7 a 12 anos, matriculadas em escolas públicas, moradoras na comunidade local e crianças em situações de risco que passam grande parte do tempo na rua, embora tenham família e residência fixa. Atualmente o movimento acompanha 40 crianças com alimentação, educação religiosa, reforço escolar, atendimento psicológico, cultura, esportes e tratamento odontológico.

A psicóloga Alícia Mosqueira Gavilã, coordenadora da casa, explica que o maior desafio é “atingir as famílias para dar um futuro melhor às crianças. Temos crianças aqui com famílias bastante desestruturadas, com carências não só financeira, mas emocional, um desafeto muito grande oriundas de dependência de álcool, de drogas. A maioria das crianças carece da referência da figura paterna”, afirma. “Para estar aqui é preciso ter muito amor. O que a gente recebe é gratificante, o carinho é muito. O retorno é o nosso crescimento como pessoa. É gratificante, aprendo muito com cada uma delas”, diz a psicóloga.


As crianças e coordenadores da casa receberam os jovens peregrinos com um sorriso no rosto e alegria no coração. Os pequeninos demonstraram habilidade ao apresentarem passos da Capoeira e danças. Nas paredes da casa fotografias e frases lembra o carisma do idealizador do projeto, padre Antônio. O missionário costumava dizer: “ensinar é a arte de fazer pessoas”. Essas palavras se tornam vida comunicada no rosto de cada criança, durante a partilha do lanche e na interação com os visitantes.

Outra obra visitada foi o Albergue da Misericórdia que acolhe homens entre 18 e 59 anos que vivem em situação de rua, muitos deles com dependência química. Os moradores passam na casa por algum tempo até encontrarem outra solução mais estável. O Albergue mantém um projeto de reciclagem e criação de suínos como forma de integrar os residentes à sociedade. Na casa, existe ainda um sistema de biogás alimentado com dejetos de suínos e que produz gás para o uso da casa.


A Semana Missionária reuniu em São Gonçalo (RJ) mais de 100 jovens da Juventude Missionária (JM) vindos do Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Porto Rico, Costa Rica, Equador, Guatemala, Nicarágua, Antilhas, Venezuela, Peru, México, Espanha e Angola.

Realizada em várias dioceses do Brasil em preparação à JMJ, a Semana Missionária encerra suas atividades neste sábado (20). Com isso, os peregrinos se dirigem ao Rio de Janeiro para a JMJ que acontece entre os dias 23 a 28, com a presença do papa Francisco que chega ao Brasil nesta segunda-feira (22). Durante a JMJ as POM com a ajuda da Juventude Missionária terão uma Sede Missionária no Museu Solar do Jambeiro em Niterói (RJ). O espaço incluirá um Encontro Internacional da Juventude Missionária; Exposição "Maria Mãe de todos os Povos”; Exposição "Por uma Igreja toda Missionária"; Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária. Ao mesmo tempo, as POM também estarão presentes na Feira Vocacional na Quinta da Boa Vista (Confira a programação).

FONTE: POM - 20/07/2013

Comentários