#JMJRio2013: Festival da Juventude acontece em 130 pontos no Rio de Janeiro


As apresentações do Festival da Juventude da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) acontecem em 130 pontos da região metropolitana do Rio de Janeiro e foram inspirados no modelo da última edição da JMJ, em Madri. Mais de 600 atividades culturais, de 30 países, foram selecionadas entre cerca de mil propostas enviadas para o Setor de Atos Culturais. As informações foram divulgadas à imprensa em coletiva nesta segunda-feira, 22, no Centro de Imprensa do evento, em Copacabana.

De acordo com o gerente do Setor de Atos Culturais e Festival da Juventude, Gustavo Ribeiro, serão 362 apresentações musicais, 59 de teatro ou dança, 45 exposições, 150 atividades de cinema, 32 itinerários religiosos guiados por voluntários treinados e seis trilhas ecológicas (novidade nas edições do evento), entre outros. Mais de dois mil voluntários estão envolvidos.  “Com esses números, pode-se dizer que o Festival da Juventude é um dos maiores festivais culturais do mundo”, complementou.

O lançamento de esquemas flexíveis para visitação de pontos turísticos como Cristo Redentor e Pão de Açúcar) e a venda antecipada de ingressos ficaram como legado para a cidade que receberá outros grandes eventos nos próximos anos. O resultado já é visível. Desde a última sexta-feira, 19, mais de 35 mil pessoas subiram o Corcovado, o dobro da média de visitas normal para o período.

O Museu Nacional de Belas Artes, que acolhe a principal exposição entre os Atos Culturais, com obras do Vaticano, também surpreendeu. Desde seu lançamento, no último dia 9, mais de 19 mil pessoas visitaram a exposição, que fica no Brasil até o dia 13 de outubro. “Provavelmente vai entrar como recorde histórico de exposição no Rio de Janeiro”, afirmou Ribeiro.

Na programação de cinema, grandes atores estarão presentes para participar de debates e fóruns de discussão, como David Henrie, Matthew Mardsen, Eduardo Verástegui e Jim Caviezel (que interpretou Jesus, no filme A Paixão de Cristo).

Eventos com o Santo Padre
Sobre o encontro do Papa Francisco com a sociedade civil brasileira, marcada para o sábado, dia 26, às 17h, no Teatro Municipal, Ribeiro revelou que um jovem irá discursar para o Santo Padre. “Os convidados foram selecionados com base na maior diversidade possível da sociedade. Entre eles, haverá lideranças comunitárias, artistas, intelectuais, muitos deles, anônimos”, esclareceu o gerente.

Na manhã de quinta-feira, 25, o Papa Francisco deve encontrar-se com a comunidade esportiva e abençoar as bandeiras dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que estão no Brasil até a próxima edição em 2016, no Rio de Janeiro. Outros dois símbolos serão abençoados: a Cruz Olímpica e o ícone da paz, ambos criados pela Arquidiocese de Londres, em ocasião da última edição das Olimpíadas.

Comentários