Pontifícias Obras divulgam programação da Sede Missionária na JMJ Rio 2013


As Pontifícias Obras Missionárias (POM) estarão presentes na JMJ Rio 2013 com uma Sede Missionária na cidade de Niterói (RJ), a partir do dia 23 de julho. A Juventude Missionária (JM), uma das atividades da Obra da Propagação da Fé, lança um convite aos jovens que estarão no Rio de Janeiro durante a JMJ, para participarem das atividades oferecidas pelas POM.

A programação inclui o Encontro Internacional da Juventude Missionária (23/07); Exposição "Maria Mãe de todos os Povos" (23 a 26/07); Exposição "Por uma Igreja toda Missionária" (23 a 26/07); Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária (23 a 26/07). 

Segundo padre Marcelo Gualberto Monteiro, responsável pela Juventude Missionária no Brasil, o objetivo é oferecer aos jovens que desejam aprofundar seu compromisso com a Missão, atividades focadas na dimensão universal da fé. “Queremos reunir, partilhar e celebrar com os Jovens Missionários ligados às POM de outros países e também com jovens que vivenciarão este grande momento de fé e partilha cultural. Foi pensando em um espaço de comunhão com os outros jovens missionários do mundo que as POM do Brasil resolveram organizar este espaço que vem sendo preparado, com carinho e simplicidade, pelos jovens da Paróquia São Domingos na arquidiocese de Niterói (RJ) e os Jovens Missionários do Brasil”, explica padre Marcelo. 

Neste ano especial para a Juventude do Brasil, as POM escolheram como tema da Campanha Missionária para o mês de outubro: “Juventude em Missão”. A juventude representa dinamismo na tarefa missionária que precisa contar com sua vitalidade e generosidade. 

Programação da Sede Missionária na JMJ Rio 2013 
1. Encontro Internacional da Juventude Missionária
Local: Museu Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói (RJ). 
Data: 23/07 
Horário: 09h às 17h 
Objetivo: Encontrar com os jovens missionários das mais diversas Obras Missionárias no mundo, sendo um espaço de reflexão e partilha sobre a missão universal. 
Atividade: Catequese missionária e momentos de partilha de experiência dos jovens missionários pelo mundo.

2. Exposição "Maria Mãe de todos os Povos"
Local: Museu Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói (RJ).
Data: 23/07 a 26/07
Horário: 14h às 17h
Objetivo: Valorizar a diversidade e a interculturalidade da devoção a Maria. A missão universal, carisma das obras missionárias, promove desta forma, um modelo e exemplo de missionariedade, na figura da Mãe de Jesus, presente em todos os povos. Será uma forma simples de partilhar a devoção a Nossa Senhora invocada em nossos países com vários nomes.
Atividade: Exposição de imagens de Nossa Senhora de diversos países dos cinco continentes, bem como os 20 títulos de Nossa Senhora mais populares no Brasil.

3. Exposição "Por uma Igreja toda Missionária"
Local: Museu Solar do Jambeiro - Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói (RJ).
Data: 23/07 a 26/07
Horário: 14h às 17h
Objetivo: Partilhar algumas realidades missionárias no mundo bem como atividades das Obras Missionárias nos cinco continentes reforçando a proposta das POM na animação da Missão universal da Igreja.
Atividade: Exposição de algumas atividades missionárias das POM pelos cinco continentes através de banners, objetos e outros meios, bem como atividades da Infância e Adolescência Missionária (IAM) pelo mundo e também atividades missionárias da Missão da arquidiocese de Niterói (RJ) em Rondônia com seu Projeto “Igrejas-Irmãs”. Teremos também apresentações culturais de alguns países.

4. Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária
Local: Paróquia São Domingos - Rua Alexandre Moura, 29 - São Domingos, Niterói (RJ).
Data: 23/07 a 26/07
Horário: 14h às 17h
Objetivo: Oferecer um espaço onde os jovens possam fazer suas orações pelo mundo, pelos continentes, pelos missionários e pelas atividades missionárias diante de Jesus Sacramento exposto.
Atividade: Na Igreja de São Domingos o Santíssimo Sacramento ficará exposto no período e horário acima indicado com momentos de adoração orientados jovens da Juventude Missionária do Brasil.



Mais informações: juventude@pom.org.br
Tel.: (61) 3340 4494

Comentários

Prueba-omp disse…
Apoyaremos en todo lo que podamos vuestra labor de animación misionera en la JMJ 2013 para que el espíritu misionero inunde este maravilloso encuentro de jóvenes de todo el mundo con el Santo Padre.
Desde nuestra web:
http://ompes.blogspot.com.es/
Y también desde nuestras redes sociales.
¡¡Ánimo! nosotros les pasamos el testigo en la JMJ de Madrid. Fue un duro trabajo pero el Señor sabe recompensar todos nuestros esfuerzos.