Juventude Missionária no Estado do Espírito Santo realiza 3º Congresso Estadual


Rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), os jovens da Juventude Missionária (JM) do Espírito Santo realizaram, entre os dias 21 e 23 de junho, na cidade de São Mateus (ES), o seu 3º Congresso estadual. O encontro reuniu, na paróquia Santo Antônio, cerca de 40 jovens da diocese de São Mateus, arquidiocese de Vitória e diocese de Cachoeiro.

Em sintonia com a JMJ Rio 2013, o Congresso teve como lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is. 6,8) e contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Marcelo Gualberto, responsável pela coordenação e articulação da JM no Brasil. “A campanha da fraternidade que vivenciamos nos enviou. Agora com a Jornada Mundial da Juventude somos convidados a sairmos em missão. Por isso, os jovens não devem ter medo de testemunhar a sua fé”, afirmou padre Marcelo ao refletir sobre a Carta do Papa aos jovens para a JMJ 2013. O assessor destacou a presença da JM neste evento. Padre Marcelo falou ainda sobre a Campanha Missionária deste ano, cujo tema é: “Juventude em Missão”, e o lema: “A quem eu te enviar, irás!” (Jr 1, 7b). Apresentou a Juventude Missionária, seu carisma e perfil do jovem missionário. Foram abordadas também as diversas atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) e como elas estão organizadas no Brasil, entre as quais o trabalho das Famílias Missionárias.

Ganhou destaque o testemunho da Irmã Janete Santos de Castro, missionária Comboniana da diocese de São Mateus, que partilhou com os jovens sua missão nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Palestina.

O Congresso contou com a acolhida dos missionários Combonianos. “O centro paroquial São Daniel Comboni se encheu de vida com este encontro estadual da Juventude Missionária”, destacou o padre Luís Filipe Dias, missionário Comboniano.

Para Luciano Rodrigues Brum, da diocese de São Mateus, o 3º Congresso da JM no Espírito Santo foi gratificante. “É preciso prosseguir na caminhada missionária, e tomar consciência de que desde o batismo nos tornamos discípulos missionários de Cristo, temos um compromisso de anunciar a palavra a todos os povos, principalmente aos jovens. E isso me faz bem, me faz feliz", relatou.

Eu só consegui abrir os braços e olhar pra cima pra agradecer. Juntos, alcançamos o objetivo neste encontro. Deus confiou esta missão a mim e eu vou até o fim!”, testemunhou Gabriela Almeida, articuladora da Juventude Missionária no Estado do Espírito Santo.

Gabriela Almeida


Comentários