Juventude Missionária de São Paulo realiza encontro estadual e elege nova Coordenação


A Juventude Missionária (JM) do estado de São Paulo realizou, nos dias 10 a 12, mais um encontro de formação de lideranças para grupos. A reunião aconteceu na casa das Irmãs de Santa Catarina Regina Portman na cidade de Guarulhos (SP) com a participação de representantes das dioceses de Presidente Prudente, Franca, Caraguatatuba, São Miguel Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e Arquidiocese de São Paulo (Região Santana). 

Na abertura dos trabalhos, após a acolhida e a apresentação da programação, padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), responsável pela coordenação e articulação da JM falou sobre a realidade da missão no Brasil, sua organização e projetos de missão no país e além-fronteiras. Em outro momento de formação, padre Marcelo apresentou também o carisma e as atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé que, além de trabalhar com a JM, acompanha as Famílias, Idosos e Enfermos Missionários, bem como os Grupos de Animação Missionária. Sobre a JM, o secretário nacional explicou como essa atividade surgiu no mundo e no Brasil, seu carisma, perfil, identidade e metodologia. Destacou o perfil do assessor e do coordenador, suas responsabilidades e critérios para escolha de ambos. 

Após a recitação do Terço Missionário, na intenção de todos os povos do mundo, no sábado à noite, foi eleita a nova Equipe de coordenação da JM no estado de São Paulo, que ficou assim constituída: Diego Ferreira Coelho, de São Miguel Paulista (Coordenador); Diego Raposo, de Guarulhos (vice-coordenador e responsável pela comunicação) e Peterson Silva Novais, de Guarulhos (secretário). Integram a Equipe ainda, Derek Lessa Silva, de Guarulhos, Ricardo Aparecido Beletate, de Franca, Alexandre Paulino Garcia e Mayara Garcia de Souza, ambos de Santo Amaro. 


Tiago Scalco que coordenou a JM no estado nos últimos seis anos aponta como um dos desafios as dimensões geográficas. “Com uma equipe vai facilitar a articulação. Até agora sempre tive ajudas mais nunca uma equipe”, comenta. “Vejo que o trabalho em São Paulo tem muito para crescer e se expandir. A nova equipe mescla experiência e novos parceiros. Avalio positivamente a caminhada feita até agora e confio muito os nomes que entraram na nova coordenação. Agradeço às POM e a Conselho Missionário Regional Sul 1, pela confiança e parceria. Esses anos me fizeram muito mais humano e apaixonado pela JM e sua missão”, destaca Tiago.

As atividades do domingo, dia da Ascensão do Senhor, Dia Mundial das Comunicações Sociais e Dia das Mães, começamos com a missa comemorativa à essas datas. Na sequência, foram abordados temas como a Campanha da Fraternidade 2013 e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). Durante a JMJ, as Pontifícias Obras Missionárias terão sua sede na cidade de Niterói com uma programação especial, que inclui, Exposição de imagens de Nossa Senhora vindas de todo mundo, Exposição dos trabalhos das POM, Adoração Eucarística e, no dia 23 de julho, o Encontro Internacional da Juventude Missionária. As POM terão também um estande na Feira Vocacional. 

O encontro encerrou no domingo, dia 12, quando os jovens foram enviados em missão à suas dioceses. “Espera-se que esse ardor, essa animação vistas no encontro estadual contagie toda a juventude e anime cada vez mais a missão local, estadual e nacional. Que Deus abençoe essa nova etapa na vida de cada jovem presente e na vida da Juventude Missionária a partir de agora”, afirmou Diego Raposo. 


Participaram do encontro ainda, o padre Antônio Maria, da diocese de Caraguatatuba e a Irmã Dores da Veiga Mendes, missionárias de São Pedro Claver, da Região Santana na arquidiocese de São Paulo. Padre Mário de Carli, IMC, padre Salvador Rodrigues, padre Paulo de Coppi, PIME, o seminarista Hechilly de Brito e a senhora Helena, do Comidi de Guarulhos marcaram presença. 

FONTE: POM - 15/05/2013
Colaborou Diego Raposo,
Comunicação JM Regional Sul 1.

Veja mais fotos na página oficial da JM de SP no facebook. Clique aqui.

Comentários