Diocese de Salgueiro (PE) promove formação visando Semana Missionária



A diocese de Salgueiro (PE), através do Setor Juventude e do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) realizou neste final de semana, dias 17 a 19, um encontro de formação em preparação para a Semana Missionária.

A Semana Missionária é atividade oficial da Igreja católica a ser realizada nos dias 16 a 20 de julho, em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

O encontro aconteceu na cidade de Ouricuri e teve por objetivo oferecer formação para os jovens e os Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas) de todas as paróquias da diocese.

O bispo de Salgueiro, dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap., fez a abertura oficial do encontro, na noite desta sexta-feira (17). Na oportunidade, provocou os jovens a serem protagonistas da evangelização de outros jovens, mesmo quando encontrarem dificuldades e falta de motivação. Durante o seu discurso apresentou exemplos de atividades desenvolvidas por jovens e do envolvimento dos mesmos em várias paróquias da diocese.

Durante o sábado (18), o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e assessor da Juventude Missionária (JM), padre Marcelo Gualberto, trabalhou a formação sobre a Semana Missionária. Abordou temas ligados à Missão Ad Gentes, Juventude Missionária e Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). À noite os participantes participaram da Vigília de Pentecostes na Igreja Matriz São Sebastião.

O domingo (19), foi dedicado ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelas paróquias na articulação, animação e realização da Semana Missionária. O trabalho foi facilitado por Zezinho, assessor diocesano do Setor Juventude.

No final do encontro, Padre Cícero Claudvan Leal, referencial para a juventude na Diocese, entregou o YouCat (Catecismo Jovem) a cada um dos participantes para ser estudado nos grupos, pastorais, movimentos e comunidades de todas as paróquias.

Os participantes de cada paróquia saíram do encontro com a responsabilidade de promover as mais diversas atividades visando a realização da Semana Missionária com missionários da própria paróquia.

Fonte: PASCOM/Setor Diocesano da Juventude

Comentários