Bom Jesus da Lapa, na Bahia forma líderes de Juventude Missionária


A Juventude Missionária da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA) realizou, nos dias 19 a 21 de abril, um encontro de formação para líderes (ELJUMI). O evento teve a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Marcelo Gualberto, e reuniu 32 jovens no auditório João Paulo II, em frente ao Santuário Bom Jesus da Lapa.

As reflexões tiveram como foco a missão Ad Gentes além-fronteiras a partir do documento de Aparecida com o objetivo de formar os coordenadores e assessores. Foram abordados ainda assuntos relativos à preparação da Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude JMJ Rio 2013.


No sábado à noite, os jovens recitaram o Terço Missionário seguido de um momento cultural. Padre Marcelo abençoou a Biblioteca Missionária que o grupo da JM de Bom Jesus da Lapa organizou com o objetivo de auxiliar jovens em seus estudos e ministrar aulas de reforço gratuito. Para a missa dominical, na Gruta da Lapa, os jovens juntaram-se à comunidade local e aos turistas que visitavam o Santuário. 

“Esta foi a terceira vez que o padre Marcelo vem ao nosso sub-regional baiano. Para nós da juventude este contato com o assessor nacional é muito importante, além de toda a formação que é passada”, disse o representante da JM na Bahia, Romilson Firmino (KIKO).

Para Gabriela Silva, coordenadora da Infância e Adolescência Missionária (IAM) em Bom Jesus da Lapa, “esta formação nos ajuda a ver o mundo como um todo. É uma graça constatar que a maioria dos jovens envolvidos com a Juventude Missionária veio dos grupos de IAM. Isso ajuda muito os grupos de JM que parecem mais sólidos”, observou. “Conhecer o que a Igreja da América Latina pensa e quer no que se diz à missão Ad Gentes, nos ajuda a viver ainda mais o nosso carisma da missão universal”, completou Gabriela.

Jaime C. Patias  
FONTE: 02/05/2013

Comentários